Você está em Noticiaki > Notícias > 13º Salário – Pagamento, Cálculo e Parcela

Publicado por EM Brasil, Economia| Atualizado em: 15/08/2011 às 11h01m

13º Salário – Pagamento, Cálculo e Parcela

13º Salário

Todos finais de ano, o brasileiro fica ansioso para receber seu 13º salário, que é um benefício natalino dado pelo Governo Federal e exigido pela CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), a todos os cidadãos trabalhadores brasileiros. Este benefício corresponde a um pagamento extra ao trabalhador que trabalha sob o regime da CLT, pago e dividido em duas parcelas, tendo cada parcela correspondendo a 50% do valor do salário do trabalhador. Fica a critério da empresa empregadora a forma do pagamento do benefício, que pode ser feito também em apenas uma parcela, onde o trabalhador receberá uma única vez, o valor do seu salário mensal.

13º Salário

13º Salário

O 13º salário é um benefício que ajuda e muito os brasileiros todo ano, pois beneficia todo e quaisquer tipos de funcionários que tem registro em carteira nacional do trabalhador. O cálculo do 13º Salário é feito da seguinte maneira – nos 12 meses do ano é obtida a fração de 1/12 da remuneração mensal devida ao funcionário e multiplica-se este valor encontrado pelo número de meses trabalhado pelo funcionário. Caso o funcionário seja contratado no meio do ano e trabalhe 6 meses, para se calcular o valor do benefício, pega-se a fração obtida, 6/12 (onde 6 é número de meses trabalhado, dividido por 12, que é o número de meses em um ano) e divide-se o valor do salário por 12 e multiplica-se por 6, obtendo o valor a ser pago no fim do ano.

O pagamento do 13º Salário é feito então da seguinte forma: se o funcionário recebe um salário de R$ 500 por mês e trabalhou por 6 meses no ano, o valor do seu benefício é calculado com a seguinte fórmula: (salário/12)*númerodemesestrabalhado. Ficando assim: (500/12)*6 = 250. Este valor pode ser pago em parcela única geralmente no começo do mês de dezembro, ou em duas parcelas, sendo a primeira paga ainda no mês de novembro e a segunda parcela no mês de dezembro, até o dia 20. A data para o pagamento é decidida e informada ao empregador, pelo trabalhador, porém por ser um adiantamento, não pode ser dividido em subparcelas, devendo ser pago em apenas duas parcelas ou uma. Geralmente o 13º Salário é pago junto com outros benefícios de direito do trabalhador, como férias e participações de lucro.

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

2 Comentários em 13º Salário – Pagamento, Cálculo e Parcela

  1. Tiago passei para conhecer seu blog ele é not°10, show, fantástico, muito maneiro com excelente conteúdo você fez um ótimo trabalho desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
    Um grande abraço e tudo de bom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *