Você está em Noticiaki > Bem Viver > Acidentes Domésticos – Saiba como evitá-los

Publicado por EM Saúde| Atualizado em: 13/10/2010 às 17h49m

Acidentes Domésticos – Saiba como evitá-los

Acidentes Domésticos

É comprovado que os acidentes domésticos são a grande parte de atendimentos em centros de intoxicações e pronto-socorros de todo o Brasil. Os acidentes domésticos são causados muitas das vezes por coisas insignificantes que infelizmente passam desapercebidas aos olhos dos pais, que os deixam em locais acessíveis as crianças que pegam inseticidas e raticidas, produtos de limpeza, medicamentos, facas e tesouras, moedas, tampas de garrafas, clips, botões, dentre outros, e acabam se machucando ou se intoxicando. É importante para os pais ficarem atentos onde e com o que os filhos estão brincando em casa, e para isso traremos algumas dicas para evitar estes acidentes domésticos que muitas das vezes são de alta gravidade, podendo levar a morte.

Evitar Acidentes Domésticos

Evitar Acidentes Domésticos

As escadas são a causa de muitos acidentes, então é importante que a escada tenha piso anti-derrapante e corrimão para auxiliar na descida e na subida da mesma, e quando as crianças ainda forem pequenas e não alcançarem o corrimão, procure evitar que elas subam sózinhas. Os medicamentos são a causa de intoxicação, já que as crianças, quando na época do nascimento dos dentes, querem morder tudo, por isso, lembre-se de manter os medicamentos em locais onde as crianças não tenham acesso.

Acidentes Domésticos

Acidentes Domésticos

As janelas e sacadas devem ter um cuidado especial, pois principalmente em apartamentos as sacadas e janelas devem possuir tela de proteção ou grades, para evitar que a criança suba para olhar o que tem la embaixo e caia. As piscinas devem ser alvo de grande atenção, pois a maioria das crianças não tem noção da profundidade e nem sabem o perigo que podem encontrar, então evite deixar as crianças perto de piscinas sózinhas, e sempre que for deixá-la brincar na água, sempre a coloque em bóias, mas nunca sózinhas.

Acidentes

Acidentes

A cozinha é a parte da casa onde se tem os maiores perigos, pois tem facas, garfos, palitos de dente, panelas com água ou óleo quente no fogão, gáz, dentre outros, por isso é importante não deixar os garfos e facas em locais baixos, as panelas quentes, devem sempre ter os cabos voltados para o interior do fogão e o gáz deve sempre ser verificado. As tomadas devem sempre possuir proteção, para evitar que as crianças introduzam clips, grampos de cabelo e pregos na tomada, afim de evitar choques.

Acidentes Domésticos

Acidentes Domésticos

Os produtos químicos e de limpeza devem sempre estar em locais fechados com chave, pois são materiais inflamáveis e altamente tóxicos, e a ingestão de muitos deles pode ser fatal, por isso evite que as crianças brinquem com álcool, inceticídas, etc. Objetos pontiagudos e cortantes como facas, tesouras, chaves de fenda e garfos devem ser trancados em locais de dificil acesso das crianças. O ferro de passar roupa deve ser mantido sempre bem guardado, pois é pesado e se ligado a tomada, aquece, podendo causar queimaduras.

Evitar Acidentes Domésticos

Evitar Acidentes Domésticos

Não só as crianças sofrem acidentes domésticos, os adultos também, por isso é importante evitar algumas coisas para não se machucar. Evite andar sobre pisos molhados, deixar móveis no meio do caminho, a baixa iluminação nos cômodos da casa, escadas com degrau de tamanho e altura diferente, tapetes em tudo quanto é lugar, ficar de pé em cima de bancos e cadeiras, soleiras das portas desniveladas com o chão, fios desencapados, dentre outros.

Acidentes Domésticos

Acidentes Domésticos

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

2 Comentários em Acidentes Domésticos – Saiba como evitá-los

  1. Vera Abreu disse:
    M. uito bom, os acidentes não acontecem por acaso. Devemos ter atenção em tudo que estamos fazendo. um descuido. Ja era.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *