Você está em Noticiaki > Bem Viver > Acne – Causas, Sintomas e Tratamento

Publicado por Emily Oliveira EM Saúde | Atualizado em: 13/02/2012 às 16h01m

Acne – Causas, Sintomas e Tratamento

Acne

A acne é uma inflamação que ocorre na pele. É uma experiência muito desagradável que algumas pessoas enfrentam, pois podem deixar marcas profundas na pele. A maioria das pessoas possui acne em algum momento da vida, e apesar de acontecer em qualquer idade, ela é mais frequente na adolescência, em que cerca de 85% dos jovens possuem algum tipo de cravo ou espinha. A acne pode se apresentar em 5 gruas distintos, sendo a acne de grau I e II com presença predominante de pápulas avermelhadas e comedões. A partir do grau III, a acne se torna mais grave podendo desencadear o surgimento de cistos.

acne

acne

Causas da Acne

Alguns alimentos se tornaram mitos como agravantes e causadores da acne, como por exemplo: chocolates, doces, batata frita e outros alimentos em geral com muita gordura. Tais alimentos na verdade não desencadeiam o problema, que tem geralmente causas hereditárias. Outros fatores que levam ao aparecimento de acnes são os hormônios, na maioria dos casos. O estresse também pode gerar alteração em níveis de hormônio, o que por sua vez desencadeia a acne ou agrava o problema já existente.

Tratamento da Acne

Dicas que podem ajudar no tratamento da acne são: Comer alimentos com vitaminas A e C, manter uma dieta com cinco ou mais porções vegetais e frutas frescas, comer pães e cereais, além de legumes e carnes magras. Lavar o rosto uma ou duas vezes ao dia também pode ajudar a evitar o problema, já que o excesso de oleosidade na pele também é uma das possíveis causas do aparecimento de cravos, acnes e espinhas. Caso a acne esteja em um grau mais elevado, procure um dermatologista.

Sintomas da Acne

A acne pode se apresentar em forma de cravos, pápulas – lesões redondas e endurecidas, pústulas – com a presença de pus, e nódulos – lesões profundas e abcessos. A acne normalmente aparece nas seguintes áreas do corpo: testa, peito, nariz e costas. As feridas causadas pela acne podem doer ou coçar caso estejam muito inflamadas. Em caso de rompimento, as lesões podem liberar uma secreção.


Recomendamos também:


Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *