Você está em Noticiaki > Educação > Adição e Subtração com Vírgula

Publicado por Tyagho Souza EM Educação | Atualizado em: 28/07/2015 às 22h33m

Adição e Subtração com Vírgula

Os cálculos de adição e subtração são considerados cálculos simples entre os alunos, porém, existe uma complicação em relação ao uso de vírgula nesses cálculos, muitas pessoas erram os cálculos de adição e subtração quando ambos tem uma vírgula entre os números. Em todo caso esse cálculo não tem muitos segredos para ser feito, a pessoa precisa apenas ficar atenta as regras impostas quando há uma vírgula dentro do cálculo, sendo esse um dos principais causadores dos erros. O cálculo com vírgulas basicamente é feito do mesmo jeito que é feita a soma ou subtração sem a vírgula, o que muda, é que necessariamente, o resultado deverá ter após a vírgula, o mesmo número de casas. Confira abaixo com detalhes:

Adição e Subtração com Vírgula

Adição e Subtração com Vírgula

Adição com Vírgula

Primeiramente vamos fazer um cálculo de adição sem vírgula:

120 + 79 = 199

Como podemos perceber não existe muito segredo no cálculo de adição sem vírgula, justamente por isso as pessoas com um pouco de prática fazem os cálculos de cabeça, não sendo necessário fazer a pequena fórmula de calculo informada acima. Agora venhamos um exemplo de adição utilizando virgulas:

Nesse cálculo iremos utilizar: 3 + 4,000

Para que o cálculo sejam possível, acrescentaremos uma vírgula e três zeros depois do número 3, para que ambos números fiquem com o mesmo número de casas decimais, ficando da seguinte forma: 3,000. Então a soma fica da seguinte maneira:

3,000 + 4,000 = 7,000

Como é possível perceber não foi necessário modificar a vírgula de lugar, como as casas decimais não se modificaram, a vírgula apenas desceu, até mesmo porque todos os dois valores tinham 4 casas decimais e resultado também se manteve com a mesma quantidade de casas decimais.

Subtração com Vírgula

A fórmula da subtração não se modifica tanto como a fórmula da adição, em todo caso as pessoas devem estar cientes de que na subtração é necessário ter alguns cuidados, pois existe um maior número de regras que devem ser seguidas. Nesse caso iremos fazer a subtração de: 7,45 – 2,62:

7,45 – 2,62 = 4,83

Como foi possível perceber a vírgula novamente não precisou se modificar, porém algumas pessoas irão se perguntar sobre os valores referente a subtração, principalmente entre o (4 – 6). Como todos já sabem, quando um número é menor, se pega emprestado (1) do número vizinho que se encontra na esquerda, nesse caso o valor referente a 4 se tornou 14 e o valor de 7 no qual foi pego emprestado se tornou 6. Esses cuidados devem ser levados em consideração, pois muita das vezes as pessoas querem fazer a subtração direta com os números que já estão apresentados na fórmula, porém esse erro pode custar todo o cálculo, até mesmo porque um número errado faz com que todo o resultado também esteja errado.


Recomendamos também:


Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *