Você está em Noticiaki > Esportes > Alemanha é campeã da Copa do Mundo 2014 no Brasil

Publicado por EM Copa do Mundo, Esportes, Futebol| Atualizado em: 04/06/2015 às 12h49m

Alemanha é campeã da Copa do Mundo 2014 no Brasil

A Alemanha venceu a Argentina no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, por 1 a 0 aos 8 minutos do segundo tempo da prorrogação e sagrou-se campeã da Copa do Mundo 2014 no Brasil. O gol foi marcado por Mário Götze, jogador revelação da Alemanha com 22 anos. A Alemanha agora é tetra campeã mundial com quatro conquistas em sua história, sendo o primeiro em 1954, o segundo em 1974 e o terceiro em 1990. A conquista alemã do técnico Joachim Löw quebrou um jejum de 84 anos sem que uma seleção européia levantasse a taça em continente americano, tornando-se a primeira seleção européia a conseguir tal feito. O continente americano já sediou oito mundiais, sendo que o Brasil é o maior vencedor por aqui, com três conquistas nos anos de 1962, 1970 e 1994, o Uruguai com duas consquistas em 1930 e 1950, a Argentina com duas conquistas também em 1978 e 1986 e agora a Alemanha, em 2014.

Alemanhã e campeã da Copa do Mundo 2014 no Brasil

Alemanhã e campeã da Copa do Mundo 2014 no Brasil

Os outros dois títulos brasileiros foram conquistados em outros continentes, sendo o tetra campeonato conquistado em 1994 nos Estados Unidos, após vencer a Itália nos pênaltis, e o pentacampeonato de 2002 conquistado na Ásia, após vencer a Alemanha por 2 a 0, em Yokohama, no Japão. Após vencer a Copa do Mundo de 2014, a Alemanha se iguala a Itália com quatro títulos, e se aproximam do Brasil, que tem 5 conquistas na lista de campeões da Copa do Mundo.

Götze beija a taça da Copa do Mundo 2014 FIFA no Brasil

Götze beija a taça da Copa do Mundo 2014 FIFA no Brasil

O jogo

A grande final ocorrida no Maracanã foi um verdadeiro jogo de paciencia, pois foram necessários 112 minutos de muita garra, técnica e paciencia para que a retranca montada pelo técnico argentino, Alejandro Sabella, fosse finalmente furada. A grande estrela do jogo, Lionel Messi, fez uma partida extremamente apagada e praticamente passou em branco o jogo todo. A grande jogada saiu dos pés do camisa 9, André Schürrle, que partiu em velocidade pela esquerda e cruzou na área para o domínio perfeito de Götzes no peito, que logo bateu com convicção no contrapé do goleiro Romero e garantiu a Alemanha Campeã da Copa do Mundo 2014.

Mario Götze marca aos 8 minutos do 2º tempo da prorrogação e dá o título para a Alemanha

Mario Götze marca aos 8 minutos do 2º tempo da prorrogação e dá o título para a Alemanha

A alegria dos alemães no estádio foi visível e contrastou com o choro e tristeza dos argentinos que deram um show nesta Copa, arrastando multidões para todos os estádios em que a Argentina jogou. A grande perda argentina para o jogo foi a contusão de Angel Di María, que ficou de fora e não pode ajudar a sua seleção a chegar ao título. Em contra-partida, Khedira da Alemanha também se machucou durante o aquecimento e não jogou. Thomas Müller jogou o seu melhor futebol para ajudar a Alemanha, mas não conseguiu marcar e chegar a artilharia da Copa do Mundo 2014 no Brasil.

O artilheiro da Copa do Mundo 2014 foi o colombiano Jamez Rodríguez com 6 gols. A final entre Alemanha e Argentina é a que mais se repetiu na história das Copas. Em 2014, houve o desempate das disputas, acontecendo o terceiro confronto entre estas equipes em finais de Copa do Mundo, sendo que a primeira edição ocorreu em 1986, quando a Argentina levantou a taça de campeão. Em 1990, foi a vez da Alemanha levantar a taça. A torcida brasileira torceu para que a Alemanha ganhasse o título, mesmo após impor ao Brasil a sua pior derrota em Copas do Mundo, quando perdeu por 7 a 1 na semi-final.

A Alemanha, sem dúvidas foi a seleção que mais convenceu nesta Copa, após vencer Portugal na estréia por 4 a 0, tornou-se uma das favoritas na tabela da Copa do Mundo 2014. No segundo confronto empatou com Gana por 2 a 2 e finalizou sua participação na fase de grupos com uma vitória por 1 a 0 sobre os Estados Unidos. Nas oitavas-de-final despachou a Argélia por 2 a 1 e chegou as quartas-de-final para disputar a vaga contra a França, vencendo por 1 a 0. Na semi-final, a Alemanha goleou o Brasil por 7 a 1 e chegou finalmente a final, sagrando-se campeã após vencer a Argentina por 1 a 0, já nas prorrogações. Confira abaixo a ficha técnica do jogo da final da Copa do Mundo 2014 no Brasil:

Ficha Técnica Alemanha 1 X 0 Argentina

ALEMANHA – Neuer; Lahm, Hummels, Boateng e Höwedes; Kramer (Schürrle), Schweinsteiger, Kroos e Özil (Mertesacker); Müller e Klose (Götze). Técnico: Joachim Löw.

ARGENTINA – Romero; Zabaleta, Demichelis, Garay e Rojo; Mascherano, Biglia, Pérez (Gago) e Messi; Lavezzi (Agüero) e Higuaín (Palacio). Técnico: Alejandro Sabella.

GOL – Götze, aos 7 minutos do segundo tempo da prorrogação.

CARTÕES AMARELOS – Schweinsteiger e Höwedes (Alemanha); Mascherano e Agüero (Argentina).

ÁRBITRO – Nicola Rizzoli (Fifa/Itália).

RENDA – Não disponível.

PÚBLICO – 74.738 presentes.

LOCAL – Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).

HORÁRIO – 16H.

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *