Você está em NoticiAki - de Tudo um Pouco > Alergia na Pele – Causas, Sintomas e Tratamento

Alergia na Pele – Causas, Sintomas e Tratamento

Alergia na Pele

As alergias na pele ocorrem por inúmeros razões, uma delas é a sensibilidade das pessoas a determinadas substâncias. É preciso que a pessoa alérgica evite coçar ou machucar a pele. A dermatite atópica é uma reação a alimentos ingeridos ou algo inalado ao qual se tem alergia. O termo atópica está relacionado ao fato de ter uma tendência hereditária a desenvolver alergias e a palavra dermatite significa a inflamação da pele em si. Por isso o termo dermatite atópica explica a reação da pele quando alguma substância que causa alergia ao seu corpo é inalada ou ingerida. Há outros tipos de alergias de pele como alergia a medicamentos, picadas de insetos, urticária, Reações anafiláticas, alergia ao látex, entre outras.

Alergia na pele

Alergia na pele

Causas da Alergia na Pele

As causas de algumas alergias podem ocorrer através do contato da pele com conservantes de cremes e loções que possuam alguma substância que cause a alergia em uma determinada pessoa. Há um tipo de eczema que é chamado de dermatite alérgica de contato, que reage contra o contato direto ao agente causador da alergia, o alérgeno. A maioria das alergias cutâneas não é desenvolvida por fatores externo, ao contrário costumam aparecer devido a um fator interno, como é o caso dos alimentos.

Sintomas da Alergia na Pele

As alergias de pele não são fatais, mas afetam a qualidade de vida e a autoestima das pessoas. Por isso é preciso procurar um profissional e fazer o tratamento adequado. Os principais sintomas da alergia na pele são coceira, feridas, bolhas, inflamação da pele, ardor, inchaço e pele avermelhada.

Tratamento da Alergia na Pele

O tratamento das alergias é feito com cremes e pomadas que possuem corticosteroides para manter a reação imunológica sobre controle sem causar alergias. Esse tratamento leva a algumas reações como fragilidade da pele, estrias, infecção e dilatação dos vasos sanguíneos. Há novos cremes para esse tipo de tratamento, as pomadas de tracolimo e creme de pimecrolimo, são denominados imunomoduladores tópicos que evitam reações químicas aos alérgenos.

Prevenção da Alergia na Pele

Para prevenir as alergias de pele, saiba o que causa esse problema que a princípio não parece tão preocupante. Evite lugares fechados, poeiras, cheiros fortes e alimentos de locais desconhecidos.

  • (nenhum voto até o momento)

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Artigos Relacionados:

Encontre o que deseja:

Gostou? Deixe seu Comentário