Você está em Noticiaki > Bem Viver > Alimentação Saudável na Gravidez – Cardápio

Publicado por EM Mulheres, Saúde

Alimentação Saudável na Gravidez – Cardápio

Alimentação Saudável na Gravidez

Durante a gravidez é importante manter a alimentação saudável e aumentar a ingestão de alguns nutrientes como ferro, proteína, cálcio e ácido fólico. Conforme a gravidez avança, aumenta a quantidade de calorias. A partir do momento em que foi constatado que você está grávida, deverá se preocupar mais com refeições equilibradas e diminuição de fast food e guloseimas em geral, que possuem muitas calorias e poucos nutrientes. O corpo se torna mais eficiente na gestação, absorvendo o máximo de energia do que se come. Por isso, durante os primeiros 6 meses as mulheres não precisam necessariamente comer mais do que já comiam. Durante os últimos 3 meses, é importante que a gestante coma 200 calorias a mais, o que é muito pouco, mas auxilia na saúde da gestante e do bebê. A gestante deve ser guiada pelo apetite, o que varia bastante dependendo da fase da gravidez.

alimentação gravidez

alimentação gravidez

A gestante pode comer quase tudo, mas deve evitar alguns alimentos como: peixes, ostras, sushis, frutos do mar crus, queijos de casca branca ou com fungos. Esses queijos devem ser evitados durante a gravidez, pois pode ter uma bactéria que causa listeriose, doença que prejudica a saúde do bebê. Também deve ser evitada carne bovina malpassada e crua, carne de porco mal passada e ovos crus. Esses alimentos podem conter bactérias que fazem mal para o feto. Bife de fígado e miúdos também devem ser evitados por contem sobrecarga de vitamina A que pode prejudicar a criança. Durante a gestação não faça dietas e engorde aos poucos, abuse de frutas, legumes e verduras e consuma alimentos que contenham proteína.

Cação, tubarão e peixe-espada podem conter alto nível de mercúrio, assim como o atum e outros peixes, e portanto não devem ser consumidos durante a gestação. As recomendações em relação ao mercúrio também servem para quem está amamentando ou pensando em engravidar. Se tiver pessoas com alergias a nozes, amendoim ou castanhas, evite esses alimentos na gravidez, pois o bebê também poderá ter alergia a esses alimentos. Não consuma bebidas alcoólicas que trazem sérios problemas ao bebê. Evite alimentos com cafeína que podem causar aborto espontâneo ou nascimento da criança com baixo peso. Tome vitamina pré-natal como o ácido fólico que é um suplementos importante para a formação do bebê.

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *