Você está em Noticiaki > Bem Viver > Alimentação Saudável na Infância e Adolescência

Publicado por EM Beleza, Saúde| Atualizado em: 23/07/2012 às 16h38m

Alimentação Saudável na Infância e Adolescência

Alimentação Saudável

É muito importante ter uma boa alimentação na infância e adolescência para que o jovem tenha um bom desenvolvimento. O organismo humano necessita de 40 nutrientes diferentes para se manter saudável. Confira quais alimentos devem ser ingeridos pelos jovens e sua importância na alimentação.

alimentação saudável

alimentação saudável

Deve estar incluso na alimentação as frutas, verduras e hortaliças que contem nutrientes e auxiliam na prevenção de doenças. As frutas e verduras não devem ser esquecidas nas 5 refeições feitas durante o dia. É importante manter o organismo hidratado, portanto ingerir líquido constantemente é fundamental para a saúde, principalmente porque mais de metade do nosso corpo é constituído por água. Devemos beber no mínimo 6 copos de água diariamente e aumentar essa quantidade quando realizarmos atividades físicas ou em época de calor.

É preciso acompanhar o peso adequado a cada idade, principalmente na infância e adolescência. O excesso de peso ocorre quando o corpo recebe mais calorias do que gasta. A gordura é necessária para o corpo humano na quantidade ideal e também é fonte de calorias. Portanto devemos nos alimentar regularmente e estar atentos ao nível de nutrientes e calorias, caso estejam baixos, deverá ser aumentada a frequência com que nos alimentamos ou a quantidade de alimentos ingeridos principalmente no almoço. Os intervalos entre as refeições devem ser por volta de 3 horas e meia. É importante investir em alimentos ricos em hidratos de carbono.

Os glúcidos são nutrientes responsáveis por metade das calorias da dieta. A maioria da população consome menos da quantidade que o corpo necessita. Os alimentos que possuem esse nutriente são: pão, cereais, massa, batata, boroa, leguminosas, entre outros. Para manter o corpo saudável é importante a realização de exercícios físicos. Entre eles andar de bicicleta, correr, jogar, entre outros. Tanto os músculos quanto os ossos precisam se movimentar durante o crescimento do corpo humano. A higiene é essencial para a saúde, portanto escovar os dentes após as refeições, lavar as mãos antes das refeições e após usar o banheiro são hábitos que devem ser adquiridos desde a infância.

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *