Você está em Noticiaki > Bem Viver > Alimentos para Diminuir o Triglicérides

Publicado por Crisleide Katiane EM Saúde | Atualizado em: 04/08/2015 às 22h44m

Alimentos para Diminuir o Triglicérides

Devido às turbulências do cotidiano, os maus hábitos alimentares tornam-se cada vez mais comum na vida dos adultos e inclusive das crianças, que acabam consumindo alimentos que são oferecidos pelos adultos, além de acompanharem os hábitos alimentares de seus familiares. Com tantos maus hábitos alimentares, a saúde acaba sendo prejudicada de alguma forma, seja por doenças como a diabetes, hipertensão, colesterol alto ou ainda pelo aumento do triglicérides no sangue. Os triglicérides tem função importantíssima para o ser humano, pois são os principais responsáveis pela produção de energia para o funcionamento do organismo. Quando elevados, tornam-se uma forma de dislipidemia, nome que se dá quando ocorrem alterações dos lipídios ou gorduras contidas no sangue, sendo alterações importantes, uma vez que as principais doenças do mundo atual, são o aneurisma cerebral e o infarto, causadas principalmente pelo acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos.

Alimentos para Diminuir o Triglicérides

Alimentos ricos em fibras, frutas, verduras e legumes auxiliam na redução do Triglicérides

É importante que pessoas que tenham histórico familiar da doença, que tenham o hábito de fumar e mantenham uma vida sedentária, além de estar acima do peso, devem estar atentos ao nível do triglicérides no sangue, afim de evitar doenças como a hipertensão e a diabetes. Quando o nível de triglicérides no sangue está elevado, o que pode ser observado após um exame de sangue sobre prescrição médica, o mesmo deve ser controlado imediatamente, pois é um dos fatores de risco para doenças cardiovasculares e ainda uma doença não muito conhecida dos brasileiros.

Dentre elas estão a pancreatite aguda, doença causada pelo elevado nível do triglicérides, que causa a inflamação do pâncreas, uma doença muito grave e que pode levar a morte. Para os níveis elevados não bastam controlar apenas a gordura da dieta, é preciso modificar a quantidade e a qualidade dos carboidratos ingeridos, sendo que esses nutrientes são as principais fontes de energia da alimentação e são encontrados em diversos alimentos, como massas, pães, açúcares, frutas devido à frutose, cereais, batatas, entre outros.

Pão Integral diminui o Triglicérides

Pães Integrais com margarinas ou requeijão ligh combatem o Triglicérides no sangue

A ingestão desenfreada dos carboidratos, é transformada em triglicérides no organismo, por isso, manter uma alimentação saudável e equilibrada, é o principal fator para se ter uma vida saudável e livre de doenças. Os alimentos para diminuir o triglicérides são o leite desnatado, queijo fresco, iogurtes desnatados, carnes vermelhas magras (se possível), consumo de carnes vermelhas devem ser evitados, contudo, o peito de frango, filé de peixe, óleo de girassol, cereais como o arroz, trigo e granola, macarrão sem ovos (de preferência os integrais), feijão, lentilha, grão-de-bico, ervilha seca, frutas sem exageros, gelatina dietética, verduras e legumes, margarina de preferência light; requeijão de preferência light; pães, em quantidade moderada, ou de preferência os integrais.

Hoje em dia, nos supermercados existem pães integrais com diversos tipos de grãos, e quanto maior for a quantidade de grãos, melhor será para a redução do nível de triglicérides no organismo. Recomenda-se ainda, utilizar adoçante em substituição ao açúcar e beber no mínimo 2 litros de água por dia, ou seja, manter uma dieta totalmente equilibrada e livre de gorduras, açúcares, contudo, repleta de verduras e fibras, além de exercícios físicos. Não é fácil para a pessoa que apresenta triglicérides elevados, ter que disciplinar sua vida diária, principalmente quando se trata de questões alimentares, porém, se esses cuidados não forem realizados por força de vontade da própria pessoa, sua saúde com certeza estará muito mais comprometida do que o atual momento, onde já existe o problema. Sendo assim, ter muita força de vontade será o primeiro passo para diminuir o triglicérides no sangue, acredite!


Recomendamos também:


Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Um comentário em Alimentos para Diminuir o Triglicérides

  1. giselle disse:

    adorei a materia sobre triglicerideos se puderem colocar mais novidades ficarei muito agradecida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *