Você está em Noticiaki > Notícias > Andaime Tubular: Montagem e Medidas

Publicado por EM Construção| Atualizado em: 04/06/2015 às 19h45m

Andaime Tubular: Montagem e Medidas

O andaime tubular é indispensável em reformas, construções e manutenções, pois devido a sua facilidade, agilidade e praticidade de montagem, possui preço acessível para qualquer fim. Devido à seu volume e necessidade de constante manutenção, não recomenda-se ter em casa peças de andaime, já que não é de uso diário, somente em casos de extrema necessidade, quando se vai pintar ou rebocar paredes, trocar lâmpadas ou fazer forro em beirais de telhados, por isso, o mais recomendado, é fazer a locação dos equipamentos de uma empresa especializada no segmento, que lhe oferecerá os melhores equipamentos do mercado. Devido a grande quantidade de acidentes com andaimes, o Ministério do Trabalho em parceria com a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário expediram a norma que regulamenta o uso de equipamentos em altura, bem como a realização de serviços em altura.

Andaime Tubular

Andaime Tubular

A norma NR18 da portaria 4, de 04/07/95, publicada no Diário Oficial da União em 07/07/95, é a responsável pela regulamentação do uso de andaimes na construção civil, onde é necessário que a torre esteja de acordo com o que está descrito na lei, para que se possa utilizá-la para os devidos fins. O andaime tubular dentro da norma NR18 deve conter escada marinheiro, guarda-corpo, plataforma metálica, rodapés, travessas diagonais, sapatas simples ou niveladoras ou rodízios com trava de movimento e direção.

Montagem de Andaime Tubular NR18

Montagem de Andaime Tubular NR18

Para utilização de andaimes em indústria, todos os equipamentos que se fazem necessários pela norma, devem fazer parte da torre, caso contrário, o técnico de segurança responsável pela obra, pode embargar o equipamento e os serviços realizados. Para utilização em residências e obras da construção civil, ainda não é obrigatório a utilização da norma de segurança vigente. A fabricação do andaime tubular é feita por indústrias especializadas no segmento, sempre seguindo os principais padrões de qualidade, afim de produzir produtos práticos, de qualidade e duráveis.

A fabricação do andaime tubular é feita em aço SAE 1010, ø 42,20 mm, # 2,65 mm, conforme especificaçães da norma ABNT NBR-6494, bem como pintura por imersão, o que garante maior durabilidade da peça, que é também eletrosoldado por processo MIG. A Mecan, maior fabricante de andaime tubular do país, desenvolveu a tecnologia de ponteiras trefiladas no próprio tubo. Os encaixes trefilados despensam o uso de soldas e processo de prensagem de tubos, comuns no passado na fabricação de andaimes. A capacidade de carga de uma torre de andaime é de até 1.500kg.

As medidas do andaime tubular variam de acordo com a necessidade do cliente, mas como default, todos os andaimes tubulares possuem altura de 1,0m, com largura variando entre 1,0m, 1,5m e 2,0m, podendo estes serem montados conjugados, ou seja, torres quadradas (1,0m X 1,0m / 1,5m X 1,5m / 2,0m X 2,0m) ou torres retangulares (1,0m X 1,5m / 1,0m X 2,0m / 1,5m X 2,0m). O painel de 1,0m X 1,0m (A X L) pesa cerca de 8kg, enquanto o painel de 1,0m X 1,5m (A X L) pesa cerca de 12kg e o painel de 1,0m X 2,0m (A X L) pesa cerca de 14kg. A montagem do andaime tubular é muito simples e pode ser feita sem maiores dificuldades por no máximo duas pessoas. Para formar 1m de andaime, são necessárias 2 peças, onde para iniciar a montagem, precisa-se colocar 2 peças em paralelo, e acima, mais duas peças em paralelo, porém, em sentido contrário, e assim sucessivamente até a altura desejada.

Montagem de Andaime Tubular

Montagem de Andaime Tubular

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *