Você está em Noticiaki > Bem Viver > Anemia – Causas, Sintomas, Tratamento e Tipos

Publicado por EM Saúde| Atualizado em: 16/02/2012 às 12h02m

Anemia – Causas, Sintomas, Tratamento e Tipos

Anemia

Uma doença que afeta principalmente as crianças, a Anemia é a falta de células sanguíneas vermelhas (hemoglobina), o que ocasiona a redução da capacidade do sangue de enviar oxigênio para os tecidos do corpo. A Anemia é a desordem mais comum que existe no sangue humano, e existem vários tipos diferentes da doença que além das crianças, tem afetado milhares de brasileiros todos os anos.

Anemia

Anemia

Causas da Anemia

As principais causas da anemia são perda de sangue, falta de produção de células vermelhas e alta taxa de destruição das células vermelhas. São vários fatores que podem desencadear a anemia, além da falta de ferro no organismo. A presença de uma úlcera no estômago ou câncer que causa a perda de sangue, infecção ou tumor que atinge a medula óssea desencadeia a falta de produção de sangue e medicamentos tóxicos que levam á destruição das hemácias.

Tipos de Anemia

A anemia pode ser aguda ou crônica. As consideradas de maior importância são:
• Anemia da carência de ferro
• Anemia das doenças crônicas
• Anemia por agressão periférica (malária, anemia hemolítica imunológica e por fragmentação dos eritrócito)
• Anemia das carências de vitamina B12 (anemia perniciosa) e de ácido fólico
• Anemias por defeitos genéticos: talassemias, esferocitose, de células falciformes e deficiência de glicose-6-fosfato-desidrogenase
• Anemia decorrente de doença da medula óssea (anemia aplástica, leucemia e tumores)

Sintomas da Anemia

Os sintomas da anemia também são poucos e muitas pessoas possuem a doença e sequer tem idéia disso. Os sintomas mais comuns, entretanto, são a fadiga e a fraqueza, e em alguns casos, a falta de ar. Vários casos também levam ao aumento dos batimentos cardíacos, levando a transpiração e palpitações, e no caso de idosos, a falha cardíaca. Nem todas as pessoas anêmicas possuem palidez, outro sintoma da doença. Por esse motivo a palidez não é considerada propriamente um sintoma anêmico confiável. Outros sintomas anemia são a perda de concentração, as tonturas, a taquicardia e dores nas pernas.

Tratamento da Anemia

A melhor forma de diagnosticar uma anemia é através do exame de sangue, onde é feita uma contagem completa, detectando os níveis de hemoglobina. O tratamento da anemia é variado de acordo com o tipo de doença que você possui. Nesse caso, o médico vai te indicar qual o melhor tratamento, que geralmente é feito com a reposição de vitaminas no sangue.

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *