Você está em Noticiaki > Entretenimento > Angelina Jolie faz Mastectomia para evitar Câncer

Publicado por EM Famosos, Mulheres, Saúde| Atualizado em: 14/07/2015 às 22h03m

Angelina Jolie faz Mastectomia para evitar Câncer

A atriz americana Angelina Jolie, de 37 anos, divulgou no último dia 14 de maio, que realizou uma dupla mastectomia para reduzir o risco de um câncer de mama no futuro. Segundo a atriz e produtora de cinema, ela realizou um exame que detecta geneticamente, mutações que podem desencadear ou aumentar o risco de um câncer no futuro, que custou cerca de R$ 6.000, contudo, a morte de sua mãe em 2007, à levou a realização dos testes que apontaram que a atriz, tem 87% de risco da evolução de um câncer de mama e 50% de risco de evoluir um câncer no ovário. Sua mãe, Marcheline Bestrand, faleceu com 56 anos de idade, vítima de um câncer no ovário, que perdurou por quase 10 anos.

Angelina Jolie

Angelina Jolie faz dupla mastectomia para evitar câncer de mama

Angelina Jolie falou ainda sobre ser portadora de uma mutação no gene BRCA1, algo que aumenta ainda mais o risco de câncer na mama e no ovário, e que aumentou ainda mais a vontade da atriz de realizar a cirurgia de mastectomia em ambos seios, onde foram totalmente retirados e substituídos por próteses de silicone. Com a cirurgia de mastectomia, o risco da evolução de câncer na mama é praticamente extinguido, contudo, explica a diretoria de Oncogenética do Hospital A.C. Camargo Cancer Center, Maria Isabel Achatz, que o risco de evolução da doença por origem genética, é comum nos dias atuais, porém, com a mutação dos genes BRCA1 e BRCA2, o risco passa de 10% para 70% em casos hereditários, tanto para câncer de mama, quanto para câncer no ovário, e com a cirurgia de mastectomia, o risco passa a ser de 5% apenas em pacientes com históricos genéticos.

Angelina Jolie e sua mãe Marcheline Bestrand

Angelina Jolie e sua mãe Marcheline Bestrand

Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, Carlos Alberto Ruiz, o procedimento adotado por Angelina Jolie é uma decisão preventiva e muito bem pensada, principalmente porque, não é algo urgente e não representa uma cura ao paciente, já que não há doença confirmada. Contudo, afirma Ruiz que o benefício da diminuição do risco do câncer de mama, contrasta com efeitos colaterais importantes, como a não possibilidade de amamentação por parte da mãe, a mama fica fria e não mais sensibilidade ao tato, o que resulta na queixa de muitas mulheres sobre a falta de vontade sexual. A reconstrução do seio será somente estética, não existindo mais sensibilidade ou possibilidades de amamentação.

Procedimento completo da Mastectomia de Angelina Jolie

Todo o procedimento realizado por Angelina Jolie foi exposto ao público no dia de ontem, onde afirma que iniciou todo seu procedimento em 2 de Fevereiro, quando deu início a técnico “nipple delay”, uma espécie de cirurgia plástica para que no momento da mastectomia, os mamilos não sejam danificados. Tal procedimento causa dores e hematomas, porém, as chances de salvar o mamilo são grandes. Após duas semanas deste procedimento, foi realizada a cirurgia para a retirada do tecido mamário, uma cirurgia que pode durar até 8 horas, e momentos posteriores ao procedimento, a paciente se vê rodeada de tubos e expansores nas mamas, contudo, após alguns dias de recuperação, a mulher volta as suas atividades normalmente.

Mastectomia

Mastectomia

Após nove semanas, deu-se início aos procedimentos estéticos para a reconstrução e colocação das próteses de silicone nas mamas, o que permitiu um resultado satisfatório, principalmente com os avanços da medicina nos últimos anos. A atriz ainda afirmou que as cicatrizes da mastectomia são pequenas e que não há afetaram em nada, nem mesmo a cirurgia, que poderia fazê-la se sentir menos feminina. Para finalizar, a atriz não deixou de agradecer o marido e ator Brad Pitty, por tudo que fez por ela e por acompanhá-la em todos os momentos no Pink Lotus Breast Center, local onde todos os procedimentos ocorreram. Segundo a atriz, o procedimento foi apoiado pelo marido, que afirma a cirurgia de mastectomia de Angelina Jolie foi o correto para sua família, e que isso os aproximaria ainda mais.

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *