Você está em Noticiaki > Bem Viver > Ansiedade – Causas, Sintomas, Tratamento e Cura

Publicado por EM Saúde| Atualizado em: 29/02/2012 às 16h10m

Ansiedade – Causas, Sintomas, Tratamento e Cura

Ansiedade

Um dos principais males do século XXI, com todas as inovações tecnológicas e o aumento de compromissos, como o trabalho e outras coisas que nos deixam tensos e nervosos, a Ansiedade é um mau que se não for tratado, pode acarretar em sérias consequências para a nossa saúde e nosso bem-estar, por isso é importante estar atento aos sintomas deste mau, para que possa ser tratado logo no início de seu aparecimento.

Ansiedade

Ansiedade

Causas da Ansiedade

A ansiedade é uma sensação originada de momentos de preocupação, apreensão e tensão, que serve como um alerta para o corpo, pois ela se manifesta anteriormente aos demais problemas. Normalmente, as pessoas sentem ansiedade quando se deparam com momentos difíceis e decisões importantes, mas em tais situações, a ansiedade é algo normal. O problema realmente acontece quando os sintomas da ansiedade começam a se manifestar de maneira exagerada nas pessoas, quando ela aparece em situações não tão difíceis e momentos não tão complicados, tornando-se assim um problema crônico.

Sintomas da Ansiedade

Os sintomas da ansiedade aparecem de diversas formas, dentre elas: dificuldade para relaxar, a sensação de que está no seu limite, cansaço excessivo, pouca concentração nas tarefas, irritação com facilidade, tensões musculares, dificuldade para dormir (ou dorme pouco), se preocupa com acidentes graves ou algo que possa lhe tirar a vida, e se assusta com facilidade. A pessoa que sofre deste mau muitas das vezes nem sabe que tem este problema, e acha que as coisas estão normais, porém complicadas.

Tratamento da Ansiedade

O tratamento para a ansiedade consiste em definir primeiramente a origem das crises e em seguida determinar o grau da ansiedade do indivíduo. Há casos de distúrbios cardiovasculares em o que o médico normalmente receita nitroglicerina em spray ou cápsulas. Há pacientes que desenvolvem asma e dessa forma é preciso usar antiasmáticos. Tranquilizantes e antidepressivos são os medicamentos mais utilizados para tratar a ansiedade.

Cura da Ansiedade

A ansiedade não tem cura, mas o tratamento pode amenizar os sintomas. Em casos mais leves são usados medicamentos antidepressivos e tranquilizantes. Em casos mais graves, além dos remédios, o paciente é encaminhado a um psiquiatra. A terapia auxilia o paciente a identificar as causas da ansiedade, através dos seus sentimentos, relacionamento e preocupações por exemplo. Dessa forma, o paciente pode encontrar formas de diminui a ansiedade.

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *