Você está em Noticiaki > Bem Viver > Apendicite – Causas, Sintomas, Tratamento, Recuperação

Publicado por EM Saúde| Atualizado em: 13/02/2012 às 10h09m

Apendicite – Causas, Sintomas, Tratamento, Recuperação

Apendicite

Uma das doenças que parece inofensiva de início, mas que se não forem tomadas as devidas providências urgentes pode levar uma pessoa à morte, é a apendicite. Trata-se de uma inflamação do apêndice, que é um pequeno órgão linfático, semelhante a um dedo, que está localizado no ceco, no intestino grosso.

Apendicite

Apendicite

Causas da Apendicite

O problema acontece porque o apêndice produz uma quantidade constante de muco que é drenado para o ceco e acaba se misturando nas fezes. Mas por ser uma região do intestino que não tem saída (como um dedo de uma luva), havendo qualquer tipo de obstrução pode fazer com que o muco produzido se acumule, fazendo com que a apêndice se dilate. Conforme ele vai crescendo, vai comprimindo os vasos sanguíneos e necrosando a parede, até que se rompa.

Sintomas da Apendicite

Os principais sintomas da apendicite são a falta de apetite, as dores abdominais que se manifestam sempre do lado direito, abaixo do abdômen. Inicia-se como uma dor fraca, mas que vai aumentando de intensidade com o passar do tempo. Além disso, o aparelho digestivo para de funcionar, e a pessoa tem febre, náuseas e vômitos, além de demonstrar apatia. Quando se tem alguns dos sintomas apendicite, é recomendável ir ao médico o quanto antes, pois é necessária uma cirurgia de emergência.

Tratamento da Apendicite

O tratamento do apêndice é feito através de uma cirurgia, denominada apendicectomia, na qual o apêndice é removido com o uso de uma anestesia geral. Caso forme um abscesso após a inflamação do apêndice é necessário drenar o pus e os líquidos formados pelo abscesso para controlar a infecção. Os antibióticos são os medicamentos essenciais para o tratamento da apendicite, para evitar que a infecção leve a uma peritonite ou uma infecção generalizada em casos mais graves.

Recuperação da Apendicite

A recuperação da apendicite dura em média de um a dois dias. A laparoscopia permite uma recuperação mais rápida. Caso o apêncite sofra uma ruptura ou leve a uma infecção generalizada, a laparoscopia não é indicada. Além disso, a recuperação em casos de ruptura do apendicite demora mais tempo, pela gravidade da situação e os cuidados que devem ser tomados com o enfermo.

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *