Você está em Noticiaki > Bem Viver > Apnéia do Sono – Causas, Sintomas e Tratamento

Publicado por Emily Oliveira EM Saúde

Apnéia do Sono – Causas, Sintomas e Tratamento

Apnéia do Sono

A apnéia do sono é definida como um desequilíbrio do sono que é causada pela suspensão da respiração durante o sono, quando a língua inibe a passagem o ar até a garganta. A falta de respiração, apnéia, pode durar segundos e ocorrer repetidamente durante a noite. As apnéias não despertam as pessoas durante o sono na maioria das vezes e ocorrem de 10 em 10 segundos.

apnéia do sono

apnéia do sono

Sintomas da Apnéia do Sono

Durante a apnéia do sono, o paciente desperta do sono profundo para o sono mais leve, o que causa a sensação de noite mal dormida, sonolência e fadiga. A apnéia pode ser diagnosticada através da polissonografia ou estudo do sono. A apnéia se torna significativa quando ocorre por cinco ou mais episódios por hora. O principal sintoma da doença é a sonolência durante o dia que pode causar acidentes, falta de concentração ou prejudicar sua vida profissional e/ou social. O ronco está incluso nos sintomas da apnéia do sono, assim como a movimentação frequente durante as noites.

Causas da Apnéia do Sono

Há três tipos de apnéia do sono, sendo elas: obstrutiva, mista e central. A apnéia do sono central faz com que a respiração seja interrompida por falta de esforço, apnéia do sono obstrutivo na qual a respiração é interrompida através de um bloqueio físico ao fluxo do ar, a apnéia do sono mista consiste em uma transição dos sintomas dos dois outros tipos de apnéias. Normalmente o paciente não percebe que tem dificuldade para respirar durante o sono, mesmo após despertar. A doença pode ocorrer durante anos sem ser identificada.

Tratamento da Apnéia do Sono

O tratamento consiste na redução do peso corporal, do consumo de álcool, tratamento da congestão nasal e de doenças como sinusite ou rinite. Também deve ser realizada a higiene do sono, ou seja, evitar álcool, cigarro, exercícios intensos, bebidas com cafeína, refeições pesadas, medicamentos sedativos antes de dormir. É importante dormir em horário constante e evitar dormir com a barriga para cima. O tratamento mecânico é feito com o CPAR ou BIPAP ou aparelhos intra-orais. O tratamento cirúrgico é realizado através de adenoidectomia, cirurgia nasal, uvulopalatofaringoplastia ou traqueostomia.


Recomendamos também:


Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *