Você está em NoticiAki - de Tudo um Pouco > Área do Trapézio Retângulo, Isósceles, Escaleno: Fórmula

Área do Trapézio Retângulo, Isósceles, Escaleno: Fórmula

Fórmula da Área do Trapézio

O trapézio é uma figura geométrica bastante conhecida mas pouco lembrada por muitos, tem como principal característica o seu desenho, tendo uma base menor do que a outra, porém, sua altura é sempre a mesma, diferente de outras figuras que não tem a mesma altura devido a seu grande formato. O cálculo da área do trapézio não é tão complicado, desde que tenha em mãos os dados para o cálculo, como o tamanho da base maior, base menor e altura, onde com estes dados é possível resolver o exercício sem muitas dificuldades.

Fórmula para Calcular a Área do Trapézio

Fórmula para Calcular a Área do Trapézio

Área do Trapézio Retângulo

Para calcular a área do trapézio retângulo iremos utilizar uma fórmula específica, na qual devemos levar em consideração os três pontos específicos informados acima, que é o tamanho de sua base maior, tamanho de sua base menor e também a sua altura. Ex: Nosso trapézio retângulo tem a base menor no tamanho de 12 cm, a base maior é 18 cm e a altura é de 10 cm.

Área Trapézio Retângulo

Área Trapézio Retângulo

Com essas informações em mãos iremos utilizar a seguintes fórmula: A = (B + b) * h / 2. Nesse caso o B significa base maior, b significa base menor e h significa altura do trapézio. Aplicando os números a fórmula:

A = (18 + 12) * 10 / 2
A = 30 * 10 / 2
A = 300 / 2
A = 150 cm²

Com a aplicação da fórmula não existe complicação, uma dica é resolver primeiramente o cálculo dentro dos parênteses e logo após resolver o cálculo da multiplicação, lembrando que, quando não a sinal entre os parênteses e um número, consequentemente os mesmos estão se multiplicando, por isso o “h” estará sempre multiplicando com o resultado da soma dentro dos parênteses. Neste caso mostramos o sinal de multiplicação para evitar maiores complicações.

Área do Trapézio Isósceles

Para o cálculo da área do trapézio isósceles também iremos utilizar a mesma fórmula indicada acima, o isósceles é conhecido por ter os dois lados do mesmo tamanho, porém levamos em consideração a base inferior, base superior e altura. Ex: O trapézio isósceles tem 24 cm em sua base menor, 29 cm em sua base maior e 22 cm de altura.

Área Trapézio Isósceles

Área Trapézio Isósceles

A = (B + b) * h / 2
A = (29 + 24) * 22 / 2
A = 53 * 22 / 2
A = 1166 / 2 cm
A = 583 cm²

Área do Trapézio Escaleno

O trapézio escaleno é conhecido por não ter suas laterais em ângulos iguais, porém a fórmula para o cálculo da área do trapézio escaleno é um pouco diferente das fórmulas citadas acima, já que um trapézio escaleno é formado por dois triângulos, onde para encontrar a área total do trapézio, basta encontrar a área do triângulo retângulo que tem por fórmula a seguinte operação: A = (b * h) / 2. Ex: O trapézio escaleno tem sua base de 30 cm e sua altura de 18 cm.

Área Trapézio Escaleno

Área Trapézio Escaleno

Quando dividido em dois triângulos, o triângulo menor ficou com uma base de 6 cm. Para resolver este problema, tira-se a área do triângulo menor, nomeado de triângulo 1, e depois tira-se a área do triângulo maior, nomeado de triângulo 2. Com as duas áreas em mãos, basta somar ambas áreas para se ter a área total do trapézio escaleno.

Atriâng1 = (b * h) / 2
Atriâng1 = (6 * 18) / 2
Atriâng1 = 108 / 2
Atriâng1 = 54 cm²

Atriâng2 = (b * h) / 2
Atriâng2 = (24 * 18) / 2
Atriâng2 = 432 / 2
Atriâng2 = 216 cm²

Atrapézio = Atriâng1 + Atriâng2
Atrapézio = 54 + 216
Atrapézio = 270 cm²

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Artigos Relacionados:

Encontre o que deseja:

Gostou? Deixe seu Comentário