Você está em Noticiaki > Entretenimento > Armadilha para Mosquito da Dengue

Publicado por EM Animais| Atualizado em: 07/10/2016 às 22h11m

Armadilha para Mosquito da Dengue

Com a epidemia de Dengue em evidência no Brasil, a única forma de prevenir o aumento no número de casos de pessoas infectadas pelo vírus é eliminando possíveis focos de criação do mosquito que bota seus ovos em locais com água parada e limpa. Aedes Aegypti é o nome do mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e da febre amarela, todas doenças virais que são transmitidas por intermédio da picada do mosquito, que pode já nascer infectado, caso sua mãe seja uma transmissora, ou se infecta ao picar uma pessoa infectada com o vírus da doença. Somente as fêmeas do Aedes Aegypti transmitem a doença, pois se alimentam de sangue para o amadurecimento dos ovos, que chegam até a 100 por postura.

Mosquito Aedes Aegypti

Mosquito Aedes Aegypti

Cada fêmea pode criar de quatro a seis vezes durante o seus 30 a 35 dias de vida. A fêmea do mosquito Aedes Aegypti pode voar até uma distância de 3 quilômetros buscando lugares para armazenar seus ovos, por isso, a única forma de evitar a sua proliferação é eliminando possíveis focos da doença, ou criando armadilhas para que este seja eliminado. A ideia de se criar uma armadilha para o mosquito da dengue partiu de um funcionário da COPPE-UFRJ (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia), Antônio C. Gonçalves Pereira, em parceria com o engenheiro Hermano César M. Jambo. A ideia foi patenteada por ambos e é uma versão genérica da “mosquitérica”, armadilha criada por alunos do professor Maulori Cabral, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Materiais Necessários

Para construir a sua armadilha para o mosquito Aedes Aegypti, transmissor dentre outras doenças da Dengue e Zika Vírus, serão necessários alguns produtos, simples e de fácil localização. São eles:

– Garrafa PET
– Lixa fina
– Fita isolante
– Micro tule
– Tesoura
– Ração para gato

Como fazer

Para iniciar o processo, pegue a garrafa PET e corte-a ao meio. Com ambos pedaços em mãos, pegue a lixa e lixe-a por dentro até que o interior fique fosco. Logo após, pegue a parte superior da garrafa e retire o anel de segurança da boca da garrafa PET e insira o micro tule. Após inseri-lo, volte o anel de segurança ao seu local de orgiem para prender a tela. Agora pegue a parte inferior da garrafa e adicione a ração para gato. Agora pegue a parte superior da garrafa e com o bico virado para baixo, coloque-a sobre a parte de baixo da garrafa. Apare as extremidades para que fiquem do mesmo tamanho. Agora pegue a fita isolante e una ambas partes colando a fita por todo o diâmetro do bocal. Agora basta adicionar água limpa a garrafa e deixar pelo menos três dedos de área seca.

Como funciona

O funcionamento da armadilha para o mosquito da dengue é simples. A garrafa com a superfície lixada faz com que a água de dentro suba por capilaridade, ou seja, com alto índice de evaporação, o que atrai com maior facilidade o mosquito Aedes Aegypti. A parte seca, de aproximadamente três dedos, serve para que a fêmea deposite seus ovos, quando as larvas nascem, automaticamente elas entram na água e descem até o fundo, onde está a ração do gato para se alimentar. Neste estágio, as larvas consegue passar com facilidade pelo tule, porém, ao se alimentarem, elas crescem e não conseguem atravessar o tule de volta, e ficam presas até morrerem.

Armadilha para Aedes Aegypti Passo a Passo

Armadilha para Aedes Aegypti Passo a Passo

Instale a armadilha em locais não muito iluminados, e fique sempre de olho para substituir a água assim que evaporar, pois é a água a responsável pela hidratação dos ovos do mosquito. Para reutilizar a armadilha, basta desmontá-la e lavar bem o interior da garrafa com detergente líquido, porém, esteja totalmente seguro antes de desmontar a armadilha, de que todas as larvas e pupas estejam mortas. O mosquito Aedes Aegypti é semelhante a um pernilongo, contudo, possui listras brancas por todo o corpo, e mede cerca de 0,5 centímetros. Seus hábitos são diurnos, e dificilmente ataca durante a noite. Sua picada não coça e nem dói, tornando-se imperceptível.

Armadilha para Mosquito da Dengue

Armadilha para Mosquito da Dengue

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *