Você está em Noticiaki > Bem Viver > Asma – Causas, Sintomas, Tratamento e Cura

Publicado por EM Saúde

Asma – Causas, Sintomas, Tratamento e Cura

Asma

A asma é uma doença que gera estreitamento e inchaço das vias aéreas dos pulmões, que causa dificuldade para respirar, aperto no peito, falta de ar e tosse seca. A maioria das pessoas com asma também possui um histórico pessoal ou familiar de rinite alérgica ou eczema. As crises de asma podem ficar ainda mais fortes com o estresse. Os testes para detectar a doença incluem: gás no sangue arterial, teste de sangue para medir o eosinófilo e o lgE, raio X torácico, teste de funcionamento dos pulmões e medição do pico de fluxo.

Asma

Asma

Causas da asma

A asma é causada pela inflamação das vias respiratórias que pode ser causada por diversos fatores que geram o ataque de asma. O inchaço das vias respiratórias impede a passagem de ar o que causa a sensação de falta de ar. A causa da asma está associada a fatores ambientais como os alérgenos. Os desencadeadores da asma são: pelos de animais, caspa, poeira, mudanças climáticas, exercícios com intensidade, produtos químicos, mofo, pólen, estresse, cigarro, ácaros, entre outros. Aspirina e outros medicamentos também podem causar a asma.

Sintomas da asma

Entre os sintomas da asma estão tosse com escarro ou sem, deficiência respiratória, pele das costelas repuxadas durante respiração. Os sintomas da asma pioram no frio, à noite ou durante a manhã. Os episódios podem ser intercalados com os sintomas e durar de minutos a dias de crise. Exercícios físicos e azia pioram os sintomas da asma. Os sintomas emergenciais da asma são: lábios e rosto azulados, sonolência ou confusão durante crise, extrema dificuldade para respirar, pulsação intensa, ansiedade grave, sudorese, dor no peito, aperto no tórax e parada respiratória temporariamente.

Tratamento da asma

O tratamento da asma consiste basicamente em evitar os fatores que desencadeiam a doença e controlar a inflamação das vias aéreas. Há dois tipos de medicamentos para tratamento da asma, são eles: para prevenir o ataque e para controlar as crises, causando sensação de alívio imediato. Os medicamentos para controle da asma devem ser tomados diariamente, mesmo sem a presença dos sintomas. Entre eles estão: corticosteroides, inaladores com beta-agonistas, Inibidores de leucotrienos, Omalizumab, Cromoglicato ou Necrodomil, Aminofilina ou teofilina. Esses medicamentos devem ser utilizados durante a respiração ofegante, tosse ou ataque de asma.

Cura da asma

A asma não tem cura, no entanto os medicamentos podem aliviar os sintomas a longo prazo. A maioria das pessoas que possuem a doença leva uma vida normal se tiver um controle sobre os medicamentos utilizados. As possíveis complicações da asma incluem óbito, capacidade reduzida de fazer exercícios físicos, falta de sono, tosse persistente, entre outros sintomas. É importante ter um acompanhamento médico e evitar os fatores que desencadeiam ou pioram os sintomas da doença.

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *