Você está em Noticiaki > Bem Viver > AVC – Causas, Sintomas, Tratamento e Sequelas

Publicado por EM Saúde| Atualizado em: 13/02/2012 às 10h49m

AVC – Causas, Sintomas, Tratamento e Sequelas

AVC

O Acidente Vascular Cerebral, também conhecido como AVC ou derrame, é uma doença que poucos brasileiros sabem como detectá-la através de seus sintomas. No Brasil, a cada cinco minutos morre uma pessoa por causa de AVC, de acordo com um estudo feito pela Academia Brasileira de Neurologia.

Acidente vascular cerebral

Acidente Vascular Cerebral

Causas do AVC

Na maior parte das vezes, o AVC é causado pelo entupimento de uma artéria cerebral, devido a um coágulo que pode impedir que o sangue atinja outras áreas do cérebro. Um dos maiores erros cometidos pelas pessoas é que não procuram ajuda, pensando que vão melhorar. São vários os fatores que podem causar o AVC como hipertensão arterial, diabete, doença cardíaca, fibrilação atrial, tabagismo e hiperlipidemia. O uso de pílulas anticoncepcionais e álcool também podem contribuir para o desenvolvimento da doença.

Sintomas do AVC

Os sintomas AVC são fraqueza ou até a dormência súbida de um dos lados do corpo, além da dificuldade para falar, enxergar ou entender as coisas, uma tontura repentina e uma dor de cabeça muito forte que não tem motivo aparente. Os sintomas de um AVC são característicos e bem incomuns, portanto assim que algum deles aparecer em uma pessoa, já pode procurar ajuda médica imediatamente.

Tratamento do AVC

O tratamento é feito em três estágios, sendo eles tratamento preventivo, tratamento do AVC agudo e tratamento de reabilitação pós-AVC. Para tratamento preventivo, primeiramente são controlados os fatores de risco da doença. Deve-se identificar se o AVC é isquêmico ou hemorrágico. O tratamento agudo do AVC isquêmico é feito através de terapias para controlar a coagulação do sangue. Cirurgias também podem ser realizadas para tratar o AVC, reparar os danos aos vasos sanguíneos e malformações nas proximidades do cérebro.

Sequelas do AVC

As sequelas causadas por um AVC podem ser permanentes e em alguns casos, tira totalmente a independência da pessoa, causando outros tipos de problemas como a depressão. Outro problema é a adaptação de uma casa para uma pessoa que teve derrame, que é cara e precisa de um projeto especializado.

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Um comentário em AVC – Causas, Sintomas, Tratamento e Sequelas

  1. ana paula disse:
    gostei muito me ajudou bastante para fazer meu trabalho!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *