Você está em Noticiaki > Notícias > Biografia de Machado de Assis

Publicado por EM Brasil, Educação| Atualizado em: 20/10/2011 às 09h32m

Biografia de Machado de Assis

Machado de Assis

Joaquim Maria Machado de Assis, nascido no dia 21 de Junho de 1839 foi um escritor brasileiro considerado pela maioria, quase que unanimemente, como o maior nome da literatura brasileira. Comumente chamado de Machado de Assis, nasceu pobre e epilético e era neto de escravos alforriados. Nascido e criado no Morro do Livramento no Rio de Janeiro, Machado não frequentou a escola regularmente e ajudava a família como podia. Lutou muito para subir socialmente e utilizou intensivamente de sua intelectualidade ímpar para conseguir esta ascensão.

Machado de Assis

Machado de Assis

Assumiu ao longo de sua vida diversos cargos públicos, sendo que passou pelo Ministério da Agricultura, do Comércio e das Obras e ao longo dos anos foi ganhando notoriedade em jornais, onde já publicava suas primeiras crônicas e poesias. Machado de Assis escreveu no decorrer de sua vida em quase todos os gêneros literários existentes, sendo romancista, cronista, dramaturgo, poeta, jornalista, folhetinista e crítico literário. Além disso, testemunhou a mudança política no Brasil advinda da substituição do Império pela República, sendo um grande relator das mudanças político-sociais que aconteceram em sua época.

Quando tinha entre 6 e 14 anos perdeu sua única irmã, seu pai e sua mãe. Quando tinha 16 anos de idade começou a trabalhar como aprendiz em uma tipografia e foi quando começou a publicar seus primeiros versos no jornal “A Marmota”. No ano de 1860 foi convidado por Quintino Bocaiúva para prestar sua colaboração ao “Diário do Rio de Janeiro”, sendo que a maioria de suas comédias teatrais e o livro de poemas “Crisálidas” são datados desta década. Casou-se no dia 12 de novembro de 1869 com Carolina Augusta Xavier de Novais, casamento este que ocorreu contra vontade da família da moça, uma vez que Machado tinha mais problemas do que fama na época.

Biografia de Machado de Assis

Biografia de Machado de Assis

Carolina foi uma das grandes contribuintes para o enriquecimento intelectual de Machado, sendo que revelou-lhe clássicos portugueses e vários autores da língua inglesa. Na década de 1870 publicou os poemas “Falenas” e “Americanas”, os contos “Histórias da meia-noite” e “Contos Fluminenses”, além dos romances “Ressureição”, “A Mão e a Luva”, “Helena” e “Iaiá Garcia”. Além disso, nessa década Machado foi nomeado primeiro oficial da secretaria de Estado do Ministério da Agricultura, Comércio e Obras Públicas. Sua carreira burocrática teve uma grande e rápida ascensão, sendo que já em 1892 era diretor geral do Ministério da Viação.

Na década de 1880 as obras de Machado de Assis sofreram grande revolução, inaugurando o que seria chamado de Realismo na literatura nacional. Nesta década foram publicou os romances “Memórias póstumas de Brás Cubas”, “Quincas Borba”, “Dom Casmurro” e os contos “Papéis Avulsos”, “Histórias sem data”, “Várias Histórias” e “Páginas Recolhidas.”. Nestas obras as características comuns são o pessimismo, a ironia e o espírito crítico e reflexivo. No ano de 1897 funda então a Academia Brasileira de Letras, da qual foi o primeiro presidente e ocupou a cadeira Nº 23. A morte de sua esposa no ano de 1904 contribuiu para o agravamento de seus problemas de saúde. Machado de Assis faleceu no dia 29 de setembro de 1908 em sua casa situada na rua Cosme Vermelho e hoje, provas como as do ENEM, ENADE e vestibulares, exigem que os estudantes conheçam parte da biografia de Machado de Assis, já que este é um dos símbolos mais importantes da literatura brasileira.

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *