Você está em Noticiaki > Notícias > BM&FBovespa: Bolsa de Valores de São Paulo

Publicado por EM Economia| Atualizado em: 03/06/2015 às 23h33m

BM&FBovespa: Bolsa de Valores de São Paulo

Com a economia sofrendo recessão e instável do jeito que está, muito tem-se ouvido falar sobre a BM&F Bovespa, mas afinal de contas, o que é? Onde habita? O que ela faz? A bolsa de valores está presente em todos os países do mundo, e é considerada o maior símbolo financeiro de qualquer país. É nas bolsas de valores que se encontram as negociações das principais ações do mercado, de títulos públicos, de cotas de investimento, bem como o preço das commodities. Em nosso país, a principal bolsa em operação é a BM&F Bovespa (Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros). A mesma tem como data de criação o ano de 2008, data em que se fundiram a BM&F com a Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo). Após tal união, criou-se a terceira maior bolsa do mundo todo, em valor de mercado, perdendo apenas para a Alemanha e para os EUA, sendo a maior do continente latino-Americano. Contudo, por mais que a BM&F Bovespa seja nova, o mercado brasileiro já não é mais tão novo assim.

BM&F Bovespa

BM&F Bovespa

O embrião do que hoje se tornaria a empresa, nasceu ainda em 1890, e antes da BM&F Bovespa existir, o Brasil já tinha ações de bolsa que funcionava no Rio de Janeiro, tendo sido fundada ainda em 1945 e que durante longas décadas, fora a mais importante em atuação no país. Para quem não entende como funciona, a BM&F Bovespa atua através dos denominados “pregões eletrônicos”. Trocando em miúdos, quer dizer que as negociações são fechadas automaticamente por computador. Por isso aquela imagem de quem assistiu o Lobo de Wall Street, já é coisa do passado, pelo menos em solo nacional.

As principais atividades da BM&F Bovespa consiste em desenvolver, promover e implementar canais de ações, derivados de ações, títulos de renda fixa, títulos públicos federais, moeda a vista, entre outros. É através da Bolsa de Valores de São Paulo também que se realiza os registros de liquidações e de compensações de ativos e dos valores mobiliários totais, sem contar a listagem de ações e outros atrativos posteriores, auxiliando ainda no crescimento econômico do país, permitindo que seus investidores ou até mesmo curiosos realizem a consulta Bovespa online, onde é possível verificar as cotações do dia, tabela de preços de ações e ainda o Ibovespa.

Pregão Eletrônico da BM&F Bovespa

Pregão Eletrônico da BM&F Bovespa

A BM&FBovespa atua no mercado mundial com a listagem de empresas e seus respectivos fundos, além de ser ainda o depósito central de informações técnicas sobre o mercado financeiro mundial, realizando negociações de ações, títulos e contratos derivativos, divulga cotações das principais moedas do mundo, como a cotação do dólar e o Euro, produz índice de mercado e ainda desenvolve sistemas e softwares. É de suma importância acompanhar com qual valor fora aberto à mesma e qual o valor que ela encerrou, bem como acompanhar a crescente subida e caída da cotação do dólar comercial, já que financeiramente falando, os negócios são todos produzidos e selados em dólar.

Para quem quer ficar por dentro do que acontece no mercado nacional, uma dica é acompanhar através do site oficial da BM&F Bovespa tudo que acontece, acessando o endereço eletrônico www.bmfbovespa.com.br. Através do site, é possível observar a movimentação diária, bem como saber quais são os principais lances do dia. Através de um gráfico, é possível acompanhar pregão eletrônico em tempo real, onde os investidores podem decidir por um bom investimento, seja este de risco ou não, desde que lhe pareça lucrativo. É simples, rápido e prático, e o investidor pode acompanhar em tempo real, tudo que acontece com as ações do dia, e o melhor, tudo à distância.

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *