Você está em Noticiaki > Bem Viver > Brasil terá Vacina contra Dengue em 2 anos

Publicado por EM Saúde| Atualizado em: 08/04/2011 às 16h15m

Brasil terá Vacina contra Dengue em 2 anos

Vacina contra Dengue

A Dengue é uma das mais recentes doenças presentes no Brasil, e por ser tão nova, já vem causando grandes estragos entre a população, pois o número de infectados já se mostra absurdamente alto. A transmissão da Dengue acontece por meio do mosquito Aedes Aegypti que é bastante parecido com um Pernilongo, porém, a diferença é que o mosquito transmissor é todo listrado em preto e branco. Com o avanço das infecções no Brasil, o Instituto Butantan anunciou que está dando início ao desenvolvimento de uma vacina contra a doença e que a previsão de disponibilidade para os brasileiros é de 2 anos.

Mosquito da Dengue

Mosquito da Dengue

O presidente do Instituto Butantan, Isaias Raw, estima que em 2010 já existirá a vacina contra Dengue e poderá ser encontrada em toda a rede pública de saúde do país, e será primeiramente aplicada em crianças e jovens. A estimatima do Instituto é produzir entre 20 milhões e 30 milhões de doses da vacina por ano e a estima-se que para compra da mesma, o custo seja bastante baixo. A novidade é que a vacina previnirá que a pessoa pegue a Dengue e será tetravalente, protegendo o paciente que tomá-la de 4 tipos diferentes de dengue. A Dengue é vista de duas maneiras no Brasil, sendo a dengue tradicional e a dengue hemorrágica, que causa a morte de quem foi infectado por hemorragias.

Vacina Contra Dengue

Vacina Contra Dengue

O Ministério da Saúde tem como objetivo em poucos anos, fazer com que a vacina passe a ser parte do calendário de vacinação infantil, onde as crianças de até 2 anos recebam duas doses da vacina contra dengue, em um intervalo provável de 6 meses, para assim então ficarem imunizadas. Para quem contraiu a doença, o tratamento da Dengue mais indicado é repouso absoluto e procurar imediatamente um médico ou hospital mais próximo, para que seja ministrada a medicação necessária. Para saber se está com a doença, é importante atentar-se para os sintomas da Dengue, que são similares aos da Gripe, porém alguns sintomas entregam se a pessoa está, ou não, com dengue. Confira os sintomas da Dengue abaixo:

– Sangramentos expontâneos;
– Cianose;
– Dores abdominais;
– Hipotensão arterial e postural;
– Vômitos persistentes;
– Agitação ou letargia;
– Extremidades frias;
– Taquicardia;
– Vômitos persistentes;
– Agitação ou letargia;
– Derrames cavitários;
– Pulso fraco ou rápido demais;
– Melhora súbita até o 5º dia.

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *