Você está em Noticiaki > Bem Viver > Bronquite Alérgica – Causas, Sintomas e Tratamento

Publicado por EM Saúde| Atualizado em: 19/06/2012 às 13h04m

Bronquite Alérgica – Causas, Sintomas e Tratamento

Bronquite Alérgica

A bronquite alérgica é uma doença respiratória que afeta grande parte da população, sendo responsável por internações hospitalares e atendimentos emergenciais. A bronquite é a responsável por grande parte da ausência na escola e no trabalho. A bronquite alérgica leva a inflamação das vias aéreas devido a fatores hereditários ou ambientais. As vias aéreas são inflamadas devido a variados estímulos que liberam mediadores inflamatórios. A falta de informações sobre a doença pode levar até à morte, principalmente pelo fato de muitas pessoas possuírem um grande índice de rejeição à medicação inalada através da “bombinha”.

Bronquite

Bronquite

Causas da Bronquite Alérgica

Os causadores da bronquite alérgica são pelos de animais, ácaros, alérgenos e fungos. Ácaros e alérgenos podem ser encontrados em tapetes, carpetes, bichos de pelúcia, travesseiro, cortina, entre outros locais. Aquecedores, fumaça de cigarro, fogões a gás e odores fortes como produtos de limpeza, perfumes e tinturas. Algumas medicações e alimentos também podem causar bronquite assim como Refluxo gastro-esofágico e infecção de vias aéreas. Fatores emocionais também são causadores das bronquites, como o estresse que também pode agravar os sintomas.

Sintomas da Bronquite Alérgica

Os sintomas da doença são falta de ar, tosse seca, chieira, desconforto na área do tórax e dor no peito. Normalmente os sintomas causam grande sofrimento e predominam no início da manhã e durante a noite. Aproximadamente 80% dos asmáticos tem rinite e 50% das pessoas que possuem rinite também tem asma. Fatores emocionais podem agravar os sintomas, assim como os alérgenos.

Tratamento da Bronquite Alérgica

O tratamento da doença é feito através de medicamentos antiiflamatórios, normalmente esteroides inalatórios e broncodilatadores para controlar as crises. Alguns medicamentos como antileucotrienos são usados para o tratamento da doença crônica. Para prevenir as crises de bronquite é importante tomar algumas prevenções como encapar colchões e travesseiros, lavar as roupas de cama semanalmente, retirar cortinas, carpetes e tapetes, evitar animais domésticos dentro de casa e garantir a ventilação do ambiente. São utilizados medicamentos por via inalatória (nebulizadores, sprays, aerossóis e dosimetrados) que são conhecidos como bombinhas para controlar os sintomas da doença.

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Um comentário em Bronquite Alérgica – Causas, Sintomas e Tratamento

  1. ivanildo da silva camara disse:
    gostei muito das informacoes que encontrei, muito obrigado.Aqui tem informacoes muito inportaante por isso reconmendo este saite para qualquer pessoa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *