Você está em NoticiAki – de Tudo um Pouco > Bronquite Asmática – Causas, Sintomas e Tratamento

Bronquite Asmática – Causas, Sintomas e Tratamento

Bronquite Asmática

A bronquite asmática é uma doença crônica que interfere a respiração através da inflamação que ocorre nas vias aéreas. A causa da inflamação é decorrente do estreitamento das vias aéreas que são responsáveis pelo transporte do oxigênio até os pulmões. Esse estreitamento pode ser reversível, diferentemente de outras doenças pulmonares como enfisema e bronquite. Durante a respiração, os músculos das vias aéreas relaxam e o ar se transporta normalmente pelo organismo. As pessoas que possuem bronquite alérgica fazem com que esses músculos se contraiam, o que causa o chiado no peito.

bronquite

bronquite

Causas da bronquite asmática

Fatores ambientais podem causar a bronquite. As pessoas com histórico familiar da doença são as que possuem maior risco de desenvolver a bronquite asmática. A doença pode ocorrer com pessoas de todas as idades, sendo mais frequente entre as pessoas com menos de 40 anos. As principais causas da doença são: fumaça de cigarro, alergênicos como mofo, ácaros, pólen, cheiros fortes como perfumes e produtos de limpeza. Mudanças de temperatura, medicamentos e fatores emocionais também são responsáveis pelo desenvolvimento da doença.

Sintomas da bronquite asmática

Os sintomas variam de pessoa para pessoas. Sendo os principais sinais da doença: chiado ou aperto no peito, falta de ar durante esforço fisico e tosse seca, que piora durante a manhã e a noite. Fatores emocionais podem piorar os sintomas, como é o caso de estresse e ansiedade. Os fatores ambientais que causam a doença também podem piorar os sintomas, como alergênicos, cheiros e mudança de temperatura.

Tratamento da bronquite asmática

A doença não tem cura, mas pode ser controlada. Entre os ataques mais intensos, a doença sem tratamento pode levar á morte. Os medicamentos utilizados para o tratamento da doença são broncodilatadores para aliviar os sintomas, relaxar os músculos das vias aéreas. Para os pulmões são indicados inaladores e para o tratamento de crianças e idosos são indicados nebulizadores.

Artigo publicado por: nas categorias: Dicas, Saúde

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

3 Comentários em Bronquite Asmática – Causas, Sintomas e Tratamento

  1. nivania brito disse:
    eu gostei da materia porque sofro com a asma.
  2. gugu disse:
    eu precisa de como se prevenir pro meu trabalho escolar mais o resto ajudou bastante valeu,
  3. Karine disse:
    achei muiiito interesante,alias estou fazendo um trabalho sobre algumas dessas doencas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>