Você está em Noticiaki > Bem Viver > Cãibras Musculares – Causa, Sintomas e Tratamento

Publicado por Emily Oliveira EM Saúde

Cãibras Musculares – Causa, Sintomas e Tratamento

Cãibras Musculares

As cãibras, muitas vezes chamadas de câimbras, são contrações musculares intensas e dolorosas. As cãibras têm diversas origens, assim como o trabalho árduo ou exercício demorado. Pessoas idosas e crianças estão mais propensas a ter cãibras. Quem não está acostumado a se exercitar constantemente, está sujeito às cãibras se realizar exercícios físicos no calor. Algumas situações facilitam a ocorrência das cãibras como obesidade, diabete, pressão arterial baixa, alcoolismo e problemas cardíacos. O estresse e as doenças cardíacas também aumentam a probabilidade de sofrer com as cãibras.

cãibras

cãibras

Causas das Cãibras

A perda de sal e água do corpo pode causar as cãibras. Caso o sal não seja reposto no corpo, provoca o aumento da temperatura e desequilíbrio eletrolítico no organismo, o que da origem às cãibras. As crianças e idosos não reagem com facilidade às alterações climatéricas, o que as torna mais propensas à cãibra, ainda mais se estiverem expostas ao sol. As pessoas que tomam diuréticos também estão mais vulneráveis ás cãibras, principalmente se não se hidratarem com água e sais.

Sintomas das Cãibras

O maior sintoma da cãibra é a dor de instalação súbita que ocorre nos músculos da barriga da perna e sensação de bloqueio dos músculos. Desta forma, os músculos ficam duros e doem com intensidade. A dor intensa que aparece bloqueante a nível muscular e que surge no calor elevado ou ao realizar exercícios físicos. Os maiores riscos da cãibra são a recaída e a lesão muscular. Para prevenir as cãibras é necessário manter hidratado regularmente e evitar atividades físicas em locais muito quentes. É importante usar um protetor solar e não ingerir bebidas alcoólicas antes de realizar uma atividade física.

Tratamento das Cãibras

O tratamento consiste em alongar o músculo afetado, assim como aplicar gelo sobre o mesmo no momento imediato da ocorrência da cãibra. O alongamento deve ser feito de leve e pelo tempo que for necessário para aliviar os sintomas. É preciso controlar o músculo após esse processo, e se deslocar para um local fresco e arejado, de preferência sem sol. É importante alertar que os atletas estão vulneráveis às cãibras, principalmente pelo fato de realizarem atividades físicas ao sol. Além de se hidratar com água e sal, uma das melhores maneiras para combater às cãibras é ingerir banana ou outra fruta com alto teor de potássio.


Recomendamos também:


Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *