Você está em NoticiAki - de Tudo um Pouco > Calopsita – Sobre, Fotos e Doenças

Calopsita – Sobre, Fotos e Doenças

Calopsita

Um dos pássaros mais queridos pelos brasileiros, a Calopsita ou Caturra é um pássaro muito dócil, natural da Austrália teve sua primeira aparição no ano de 1792 e desde então vem encantando milhares e milhares de pessoas não só no Brasil, mas em todo mundo. O pássaro pertence à família Psittacidae e à ordem dos Psitaciformes e tem como nome científico, Nymphicus Hollandicus. A criação da Calopsita é muito simples, apesar de ser um pássaro diferenciado, pois é muito dócil e aceita facilmente a convivência com os seres humanos, se tornando mais que um animal de estimação, e sim um membro da família.

Calopsita

Calopsita

A Calopsita chega a ter no máximo 20 centímetros de tamanho, da cabeça a calda, sendo que de todo este tamanho, metade é da calda, assim como se pode ver nas fotos da Calopsita deste artigo. Falando um pouco mais da criação, a Caturra come uma ração bastante variada que vai de sementes de frutas, como a semente de girassol e também sementes menores, como o painço, alpiste, dentre outros ingredientes que são misturadas a ração. A ração pode ser acompanhada de frutas como maça, banana, laranja e verduras amargas, como o giló. A agua deve ser abundante, apesar de não beber muito, mas deve ser trocada todos os dias, para não juntar limo no fundo da cumbuca.

Doença da Calopsita

Doença da Calopsita

Apesar de ser um animal dócil e extremamente doméstico, a Calopsita assim como qualquer outro pássaro deve viver em um ambiente limpo e higienizado, afim de evitar doenças, como a que apareceu recentemente na cidade de São José dos Campos, no interior de São Paulo, quando uma mulher chegou a ficar na UTI por 12 dias, após contrair a doença chamada de Psitacose ou comumente descrita como Febre do Papapaio, que é transmitida pelo contato e pela respiração próxima às secreções secas das aves e por contato íntimo como ela, já que muitos de seus donos gostam de beijar o pássaro. A doença da Calopsita é causada pela bactéria Clamídia e pode causar problemas respiratórios na pessoa doente.

Calopsitas Foto

Calopsitas Foto

No caso de São José dos Campos, Renata, comprou em um Pet-Shop, uma Calopsita e levou para sua casa, e no começo tudo correu da maneira que esperavam, já que o pássaro era extremamente dócil e dava muita alegria a seus donos, porém, 20 dias após a compra do pássaro, o mesmo foi encontrado morto na gaiola e no mesmo dia, durante a noite, Renata começou a se sentir mal, com sintomas aparentes de gripe, como calafrios, dores de cabeça, febre, vômitos e diarréia, além de uma tosse seca que parecia não ter fim. Após procurar tratamento e informar da morte do passarinho, os médicos fizeram um exame de sangue na paciente e foi constatada a doença.

Perlla com uma Calopsita

Perlla com uma Calopsita

O tratamento da doença da Calopsita é feito por meio de antibióticos, e se não for tratada pode desenvolver para uma pneumonia grave, podendo causar até insuficiência respiratória do paciente. Lembrando que é muito importante manter a higiêne dos pássaros, não somente da Calopsita em especial e não ter contato direto com eles, para evitar doenças e contágio de bactérias. Manter as gaiolas sempre limpas e no ato da limpeza procurar usar máscaras e luvas, é um dos meios de se previnir da doença que até o momento é inédito no Brasil. Aguarda-se que logo surja uma vacina para a doença, para que os criadores possam ter o direito de ter o passarinho encantador e tão bonitinho em suas casas novamente.

Para você que tem uma Calopsita, não precisa se desfazer do pássaro, procure um veterinário e solicite a ele um exame que constatará se o pássaro tem ou não a doença, e caso seja positivo, o pássaro deverá ficar em quarentena e ser medicado com antibióticos para que a doença seja eliminada e não venha trazer problemas de saúde para seus criadores. Para criadores de outros pássaros de estimação que tenham contato direto assim como o Papagaio, também é importante ter estes cuidados, já que esta é uma doença que praticamente todos os pássaros tem.

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Artigos Relacionados:

Encontre o que deseja:

3 Comentários

  1. jessica disse:
    Ola a uma semana comprei uma calopsita e de sexta feira pra ka ele deu convulcoes agora n come e de vive se debatendo e fica torta levei no veterinário ele deu duas enjecoes e disso que e problema no pulmão pediu pra darmos um remédio chamado enrofloxacina e ela e muito mansinha n gosta de ficar na gaiola mas agora to com medo por que tao falando que a gente pode pegar o que eu faco.
  2. lael disse:
    minha calopsita esta se debatendo e tombado para o lado ,o que pode ser isto?eu não entendo me lembra um AVC labirintite calopsita tem essas coisas grato.
  3. Rose Leal disse:
    N gosto d animais,mas eu quero um bichinho desses!!!!!!!!!

Gostou? Deixe seu Comentário