Você está em Noticiaki > Bem Viver > Campanha de Vacinação contra Gripe 2015

Publicado por EM Saúde| Atualizado em: 02/06/2015 às 16h20m

Campanha de Vacinação contra Gripe 2015

O Ministério da Saúde inicia no próximo dia 09 de Maio o dia D da Campanha de Vacinação contra Gripe. Segundo os especialistas, a vacina leva de duas a três semanas para iniciar a criação de anticorpos no organismo, gerando a proteção contra a gripe. O grupo de risco que deve ser imunizado com a vacina contra a Gripe enquadra crianças com idade entre 6 meses e 5 anos de idade, gestantes, presos, idosos, funcionários do sistema prisional e do sistema de saúde, mulheres com até 45 dias após o parto, povos indígenas e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com condições clínicas especiais, sendo assim, deverá ter em mãos a prescrição médica indicando a dose da vacina e o porque da indicação.

Folder da Campanha da Vacinação contra a Gripe 2015

Folder da Campanha da Vacinação contra a Gripe 2015

Caso o cidadão com condições clínica especiais seja paciente do Sistema Único de Saúde (SUS), não há necessidade de prescrição médica para ser imunizado, bastando apenas se dirigir ao posto de vacinação cadastrado. O período de vacinação contra a Gripe 2015 iniciou no último dia 04 de Maio, e permanece disponível na rede pública de saúde até o dia 22 de Maio. Para garantir a imunização antes do início do inverno, é necessário receber a dose da vacina dentro do período de vacinação estipulado pelo Ministério da Saúde, já que a após imunizado, o organismo leva de duas a três semanas para iniciar a produção de anticorpos.

A gripe ou influenza é uma enfermidade que aflige a humanidade desde os tempos antigos, estando enquadrada com uma doença viral muitas vezes banal, porém, se associada a complicações bacterianas pode levar o indivíduo a óbito. Atualmente, o combate da gripe é feito por meio de vacinas e quatro drogas antivirais (oseltamivir, amatadina, zanamivir e rimantadina). Segundo especialistas do Center for Diseases Control (CDC), dos Estados Unidos, há um grupo de pessoas que devem ser imunizados anualmente com a vacina antiviral, pois possuem um sério risco de desenvolverem complicações bacterianas a partir da infecção.

Campanha de Vacinação contra a Gripe no Brasil

Campanha de Vacinação contra a Gripe no Brasil

As pessoas com maior risco de desenvolver complicações com a infecção da gripe são homens e mulheres acima de 50 anos, crianças e adultos que sejam portadores de doenças pulmonares ou cardiovasculares crônicas; crianças e adultos que estejam em tratamento de doenças metabólicas crônicas, como a diabetes, hemoglobinopatias, disfunção renal e deficiência imunológica, incluindo indivíduos infectados pelo vírus HIV; crianças com idade entre 6 e 18 meses de vida que estejam em tratamento com aspirina; gestantes com mais de três meses de gravidez durante o período da gripe (de junho a agosto no Brasil); e residentes em casas de repouso, creches e orfanatos.

Segundo o CDC há um grupo de pessoas que estão mais propícias a transmitir a gripe para pessoas do grupo de risco, como médicos e paramédicos, empregados de casas de repouso, creches, orfanatos e de residências que vivam pessoas do grupo de risco de contaminação, bem como crianças e adultos que compartilhem o mesmo espaço. Além do grupo de risco deve-se considerar a vacinação a pessoas que viajam para locais em que o vírus é constante, pessoas que exerçam funções sociais, estudantes que frequentem instituições públicas de ensino e pessoas que desejam reduzir o risco de se contaminar com a gripe.

Para quem desconhece o processo de preparação da vacina contra gripe, saiba que ela é preparada a partir de um grupo selecionado de subtipos de vírus que estejam provocando surto da doença por todo mundo e que representem alto risco de disseminação durante o inverno nos países de todo o mundo. Todas as vacinas devem ser aplicadas antes do período do inverno, pois, para que durante o período de frio, o indivíduo possa estar imunizado. A vacina contra a gripe protege também contra o vírus Influenza A H1N1, responsável pela contaminação da Gripe SUÍNA que ficou conhecida no Brasil em 2012, também como Gripe A H1N1, após causar diversas mortes no país e no mundo.

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *