Você está em Noticiaki > Bem Viver > Caspa – Causas e Tratamento

Publicado por EM Saúde| Atualizado em: 09/02/2012 às 16h29m

Caspa – Causas e Tratamento

Caspa

A caspa, também denominada de seborreia, ermo ou eczema, se trata de uma doença que atinge entre 2 a 5% da população, sendo que tem maior frequência no sexo masculino. É relativamente mais intensa em recém-nascidos e na adolescência, levando em conta que são períodos em que há maior atividade das glândulas sebáceas. É uma erupção normal da pele em que há o aparecimento de manchas vermelhas com escamas amareladas e relativamente finas que podem vir a aparecer no couro cabeludo, sobrancelhas, orelhas, rosto, região abdominal e no perímetro genital.

Caspa

Caspa

Causas da Caspa

A causa da caspa ainda é desconhecida, mas provavelmente se trata da ação de uma parasita comum da pele, cientificamente chamado de Pityrosporum ovale. Os sintomas mais comuns são coceira e descamação da pele, sendo que a coceira varia de indivíduo para individuo, uma vez que em períodos de estresse, frio e de doenças pode vir a piorar e em situações de exposição solar e calor pode vir a melhorar. Já a descamação é comum a todos os indivíduos e é uma forma de dermatite seborreica não contagiosa.

Diagnóstico da Caspa

O diagnóstico da doença deve ser feito por um médico, sendo que este é feito por meio da análise da localização e dos tipos de lesões em relação aos potenciais fatores que desencadearam a doença. Na maioria das vezes não é nem sequer necessário realizar um exame de pele para fazer diagnostico diferencial em relação a outras doenças de pele, levando em conta que raramente o diagnóstico aponta para outras doenças. É possível prevenir a doença por meio de medicamentos adequados durante as crises.

Tratamento da Caspa

Justamente por ser considerada uma doença crônica, é extremamente importante a utilização de medicamentos na pele e couro cabeludo para tratamento da doença, tanto nos períodos de crise quanto nos períodos entre crise. Duas dicas muito valiosas para quem tem problemas com caspa são: lavar os cabelos diariamente, pois desta forma você estará eliminando as escamas na mesma velocidade com que elas se formam e utilizar shampoos anti-caspa, os quais ajudam a eliminar as caspas e retardar o processo de esfoliação da pele.

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *