Você está em Noticiaki > Bem Viver > Catapora – Causas, Sintomas, Contágio e Tratamento

Publicado por EM Saúde| Atualizado em: 29/02/2012 às 16h29m

Catapora – Causas, Sintomas, Contágio e Tratamento

Catapora

A Catapora, também conhecida como Varicela, é altamente contagiosa, mas é uma doença benigna, ou seja, não causa graves danos ao corpo, além de uma sensação de incômodo muito grande. Normalmente, as pessoas contraem a catapora na infância, antes de tomarem a vacina e em geral antes dos 10 anos de idade. Há uma vacina para prevenir a doença, no entanto ainda assim ela pode ser adquirida.

Catapora

Catapora

Sintomas da Catapora

Se a pessoa contraiu o vírus da catapora, os sintomas que aparecerão serão febre entre 37,5º e 39,5º, sensação de mal-estar, falta de apetite, muito cansaço e dor de cabeça. Depois de cerca de 24 a 48 horas da contração do vírus, aparecem lesões na pele, as famosas manchas avermelhadas que provocam extrema coceira. Em casos de complicações sérias decorrentes da catapora, estão incluídas infecções bacterianas na pele, tecidos, pulmões, ossos, articulações e sangue.

Causas da Catapora

A Catapora é uma doença infectocontagiosa que é causada pelo vírus chamado Varicela-Zoster. A transmissão da doença ocorre desde que haja contato com uma pessoa infectada pela doença. Com a evolução da doença, as manchas são substituídas por bolhas, que é quando a doença se torna contagiosa.

Contágio da Catapora

O vírus da catapora pode ser transmitido através de contato direto, como pela saliva ou secreções respiratórias do infectado, ou então por contato do líquido contido nas lesões da pele. Essa incubação do vírus demora cerca de 15 dias, e sua recuperação total acontece em aproximadamente 7 a 10 dias após o aparecimento dos sintomas da catapora, já citados anteriormente.

Tratamento da Catapora

Não há uma cura para a catapora, e a solução é apenas esperar o vírus ser combatido pelo organismo, conforme citado anteriormente, em até dez dias. Enquanto isso, o tratamento da catapora consiste apenas em alivias os sintomas, como as coceiras pelo corpo, que são muito incômodas. E o mais importante, evitar o contágio para outras pessoas.

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Um comentário em Catapora – Causas, Sintomas, Contágio e Tratamento

  1. muito bom o texto malandro com o texto do sintomas da catapora eu frague SIGUINIFICADO DO FRAGUE É;eu entendi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *