Você está em Noticiaki > Bem Viver > Catarata – Sintomas, Tratamento, Causas e Cura

Publicado por Emily Oliveira EM Saúde | Atualizado em: 20/03/2012 às 10h58m

Catarata – Sintomas, Tratamento, Causas e Cura

Catarata

Catarata consiste na opacificação do cristilano que resulta no comprometimento da visão. A doença faz com que a visão se perca de forma indolor e progressiva. A catarata é uma área do olho que bloqueia ou distorce os feixes de luz causando brilho intenso das fontes, sejam elas lâmpadas ou raios de sol. A doença pode ocorrer nos dois olhos ou em apenas um só. Caso ocorra em ambos, a velocidade da doença se difere em cada olho.

catarata

catarata

Sintomas da Catarata

O contato dos olhos com a luz intensa faz com que a pupila contraia, o que faz com que o cone de luz não consiga passar pela catarata com facilidade. É por este motivo que as pessoas que apresentam catarata possuem tanta dificudade e incômodo para enxergar em lugares muito claros ou difusão de luz. Normalmente, o indivíduo tem dificuldade para enxergar quando sai de um lugar muito escuro para outro muito claro. As cataratas, apesar de serem indolores, podem causar edema do cristalino ou glaucoma que são problemas dolorosos. O principal sintoma é a visão graduamente borrada com perca de nitidez, até mesmo durante o dia.

Causas da Catarata

Normalmente, a sua causa não é reconhecida, no entanto acredita-se que a doença resulte de exposições ao sol e raio X, doenças oculares inflamatórias e medicamentos corticóides. A catarata é uma doença muito comum entre idosos, embora algumas crianças podem nascer com a doença. A doença pode ser diagnosticada através do auxílio de um oftalmoscópio, equipamento usado para examinar o interior do olho. Desse modo, é possível determinar exatamente o local da catarata.São vários os fatores que podem desencadear a doença, sendo eles a idade, diabetes, uso de medicamentos, mellitus uveites, traumatismo, entre outros. A doença se manifesta como um embaçamento da visão na maioria das vezes.

Tratamento da Catarata

O indivíduo deve determinar quando realizar a cirurgia para remover a catarata. Caso, não consiga realizar suas tarefas cotidianas, é o momento certo para fazer a cirurgia. Há algumas formas de aliviar os sintomas da catarata sem glaucoma, como óculos e lentes de contato, medicamentos para manter a pupila dilatada e o uso de óculos de sol em ambientes muito claros. Obter lâmpadas com luz reflexa ao invez de luz direta em casa pode ajudar a melhorar a visão. A cirurgia pode ser realizada em indivíduos de qualquer idade na qual o cristalino é retirado para ser inserido um de plástico ou silicone.

Cura da Catarata

O tratamento definitivo das cataratas consiste na remoção do cristalino através de microfragmentação e aspiração do núcleo por um processo denominado faço-emulsificação. Após a cirurgia, é realizado o implante da lente intra-ocular. A falta de visão causa ansiedade entre os pacientes antes da realização da cirurgia, portanto podem ser usados óculos terapêuticos para aliviar os sintomas da doença e permitir conforto visual para o indivíduo. Esses óculos possuem pequenos furos que filtram os raios de luz que embaçam a visão. Após a cirurgia os óculos também podem ser utilizados.


Recomendamos também:


Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *