Você está em Noticiaki > Tecnologia > Certificado Digital Serasa Experian: Instalação e Teste

Publicado por EM Tecnologia| Atualizado em: 30/06/2015 às 17h00m

Certificado Digital Serasa Experian: Instalação e Teste

O Serasa Experian é uma das principais instituições na prestação de serviço ao crédito dos brasileiros e distribuição do certificado digital que é um documento eletrônico que contém todos os dados do cidadão, tais como o Nome, RG, CPF, Registro da Carteira Nacional de Habilitação, Endereço, E-mail, Número do PIS, Número do CEI (Cadastro Específico do INSS), Número do Título de Eleitor e a Assinatura, que garante a segurança das informações e dados pessoais do cidadão com validade jurídica em transações online, assinatura de contratos de câmbio, troca virtual de documentos, mensagens e documentos.

Certificado Digital Serasa Experian

Certificado Digital Serasa Experian

O Certificado Digital do Serasa Experian pode ser solicitado em vários formatos, sendo o e-CPF nos formatos A1 e A3, o e-CNPJ também nos formatos A1 e A3, e o e-Conecte somente no formato A3. Há também o certificado para a emissão de NF-e em quatro formatos diferentes, sendo o Certificado A1 e A3, o A3 para HSM e o Certificado Servidor NF-e. O certificado digital permite que todos os clientes realizem com maior segurança, diversas transações bancárias, porém, é necessário que o banco tenha um certificado para certificar-se juntamente com o cliente, garantindo que todas as operações realizadas online sejam confirmadas a partir da chave de acesso que comprova sua identidade.

Atualmente, diversos segmentos da economia brasileira utilizam o Certificado Digital como base para a realização de suas transações, como a Receita Federal do Brasil, Áreas Financeiras e Contábeis, Poder Judiciário, Áreas da Saúde, Áreas da Educação, Instituições Bancárias, dentre outros. Alguns dos benefícios da certificação digital podem ser caracterizados pela redução de custos e economia de tempo, diminuição da burocratização em processos, documentos eletrônicos com validade jurídica, eliminação de papéis e assinaturas e autenticação de transações na Internet com segurança.

Instalação do Certificado Digital

Requisitos Técnicos

Certificado Digital A1 e A3

Primeiramente, para dar início a instalação do Certificado Digital é necessário estar atento aos Requisitos Técnicos necessários para o sucesso do funcionamento, onde para cada tipo de certificado, seja A1 ou A3, há requisitos específicos. Confira abaixo:

– Sistema Operacional: Windows XP com Service Pack 3 e atualização KB968730;
Windows Vista com Service Pack 2;
Windows 7 Service Pack1;
– Navegador: Internet Explorer 6, 7, 8 ou 9;
– Acesso à Internet;
– Possuir privilégios de administrador que permita instalação de softwares (leitora) e uso de certificado digital;
– Possuir Active X no Internet Explorer e instalado o Capicom no computador.

Manual de Instalação do Certificado Digital

O site do Serasa Experian oferece diversos manuais de instalação, para que qualquer pessoa sem conhecimentos avançados de Computação, possa instalar e utilizar sem maiores problemas a certificação digital em seu computador ou notebook. Para baixar todos os manuais disponíveis, acesse o site oficial através do endereço eletrõnico http://serasa.certificadodigital.com.br/ajuda/manuais/.

Instalação do Certificado Digital A1 e A3

Para realizar a instalação do seu certificado, acesse o site do Serasa Experian através do endereço eletrônico http://serasa.certificadodigital.com.br/ajuda/downloads/ e selecione qual o tipo de certificado deseja instalar, tendo como opção: “LEITORA + CARTÃO”, “TOKEN” e “CERTIFICADO A1”.

Para as opções “LEITORA + CARTÃO” e “TOKEN”, selecione abaixo qual o tipo de fabricante de sua leitora ou Token, tendo como opção para “LEITORA + CARTÃO” as opções: “EMV”, “PERTO”, “MORPHO SCR 3310 V2”, “CARDMAN 3021” e “TODOS ARGOS MINI II” e para “TOKEN” as opções: “GD BURTI – STARSIGN”, “GEMALTO – SHELL V3”, “SAFENET – IKEY 2032/4000” e “SAFENET – ETOKEN PRO 32K/ 64K / 72K”.

Para todas as opções de Certificados e no caso do “CERTIFICADO A1”, basta informar o sistema operacional do computador em que irá instalar o Certificado Digital, na próxima etapa. Com exceção da “LEITORA PERTO” é necessário na próxima etapa, antes de selecionar o sistema operacional do seu computador, selecionar qual é o leitor de seu cartão, tendo como opção: “PERTO – CCID” e “PERTO – EMV”.

Após selecionar o sistema operacional, a próxima etapa será fazer o download do software da leitora do cartão e o driver do leitor.

Teste do Certificado Digital A1 e A3

Para fazer teste do Certificado Digital A1 ou A3, basta acessar o site do Serasa Experian através do endereço eletrônico http://serasa.certificadodigital.com.br/ e clicar na aba “Instalação” e posteriormente, na aba lateral esquerda, clicar na opção “Testes e Ferramentas” e então clicar na primeira opção “Teste do Certificado Digital”. Nas próximas etapas, o site irá verificar se o sistema de seu computador está ou não em condições de funcionamento do Certificado Digital.

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *