Você está em Noticiaki > Notícias > Chevette – História, Fotos, Peças e Preço

Publicado por EM Carros| Atualizado em: 18/10/2014 às 15h06m

Chevette – História, Fotos, Peças e Preço

Chevette

O Chevette foi um dos muitos carros fabricados pela General Motors entre os anos de 1973 e 1993, que teve como número de projeto “909”. O projeto foi batizado pela Chevrolet como o pioneiro em carros de pequeno porte de três volumes, e o sucesso foi tão grande que o carro chegou a ficar 20 anos na linha de montagem em São José dos Campos, interior paulista. Desde então, o Chevette se tornou um dos carros mais procurados pelos jovens de todo país para a cultura “tunning” (modalidade onde os carros são equipados e modificados de acordo com o gosto do proprietário) e campeonatos de arrancada (o Chevette é um dos carros favoritos para esta modalidade, já que é leve e possui tração traseira).

Chevette Tubarão: Primeira versão lançada pela GM

Chevette Tubarão: Primeira versão lançada pela GM

A primeira versão do Chevette lançada pela General Motors foi o modelo sedan de duas portas, o que promoveu a contratação de 1.600 homens pela montadora. Por se tratar de um carro para a família, a versão quatro portas não demorou muito a aparecer, e logo entre os anos de 1977 e 1981, as primeiras unidades foram fabricadas, porém, foram todas exportadas. A venda interna só começou em 1987, porém, o preço elevado não encantou os brasileiros, que tiveram pouquíssimas unidades vendidas por aqui. Entre os anos de 1980 e 1987, aconteceu a fabricação da versão hatch, porém, assim como a versão quatro portas, não encantou os brasileiros, e em pouco tempo foi aposentado.

Chevette GP: Versão esportiva lançada pela GM

Chevette GP: Versão esportiva lançada pela GM

A necessidade por espaço de boa parte dos brasileiros, deu lugar para a fabricação da versão Wagon, batizado de Marajó. O sucesso do Chevette era absoluto no país, que entre os anos de 1983 e 1995, a General Motors decidiu fabricar a Chevy 500, uma versão pickup do Chevette. As vendas do Chevette no Brasil iam de vento em poupa, por isso, a Chevrolet decidiu mudar o visual do modelo, e o redesenhou por inteiro, lançando em 1983, uma versão totalmente nova, com motor de 1.6 litros (substituindo o antigo 1.4 litros) movidos à gasolina e álcool, câmbio de 5 velocidades (substituindo o antigo de 4 marchas), carburadores simples ou duplo “S”, motores.

Chevette Tuning: Carro modificado para campeonatos de arrancada

Chevette Tuning: Carro modificado para campeonatos de arrancada

A Chevrolet também lançou o Chevette Júnior, como uma versão de despedida do Chevette, somente no ano de 1993, com um motor mais econômico, de 1.0 litros, e motor de 1.4 litros somente para exportação. A última unidade do Chevette foi fabricada em 12 de Novembro de 1993, saindo com modelo 1994, deixando muita saudade e dias de alegria para a montadora, que chegou a vender mais de 1,6 milhões de unidades em todo o período. O Chevette ainda serviu de inspiração para a fabricação do Monza e do Kadet, modelos similares ao Chevette, porém, o sucessor segundo a General Motors, é o Corsa, que foi lançado também nas versões hatch, sedan, wagon e pickup, assim como o Chevette.

Chevette Júnior: Última versão lançada pela GM

Chevette Júnior: Última versão lançada pela GM

Nos dias atuais, o Chevette se passa apenas por um carro antigo da Chevrolet, mas engana-se quem pensa que este foi só mais um carro na história da montadora. O Chevette foi um divisor de águas na fabricação de carros no Brasil, principalmente porque, exigiu da General Motor um investimento superior a US$ 100 milhões, o que permitiu que a montadora não fabricasse apenas mais um carro, mas sim um marco em sua história. Nos anos 70, a fabricação do Chevette extrapolou todas as expectativas e por isso exigiu que a montadora montasse uma pista de teste exclusivamente para o modelo, chamada de CPCA, existente até hoje na planta de São José dos Campos. Foi nesta pista que o Chevette foi testado e aprovado pelos engenheiros da montadora que anotaram positivo para manobrabilidade, estabilidade, design internacional, dirigibilidade, conforto interno e acima de tudo, segurança.

Primeiro Comercial do Chevette no Brasil

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *