Você está em Noticiaki > Bem Viver > Cisto – Tipos, Causas, Sintomas e Tratamento

Publicado por Emily Oliveira EM Saúde | Atualizado em: 21/03/2012 às 14h11m

Cisto – Tipos, Causas, Sintomas e Tratamento

Cisto

O cisto é uma bolsa fechada formada por uma membrana biológica no tecido. O cisto pode conter fluidos, ar ou material semi-sólido . É importante diferenciar cisto de abcesso, sendo este último uma coleção de pus. O cisto pode desaparecer naturalmente ou por intervenção cirúrgica. Há cistos em diversas áreas do corpo, sendo o ovário, o local mais comum.

cisto

cisto

Tipos de Cisto

Os cistos no ovários podem ser funcionais, serosos, teratoma, endometrióticos ou malignos. Os cistos funcionais são muito comuns e se formam durante a ovulação, momento em que as mulheres produzem nódulos que devem ser eliminados pela menstruação, caso isso não aconteça. São formados cistos. Os cistos Serosos possuem características distintas do funcional, pois liberam um líquido claro, de baixa viscosidade e transparente. O seroso tende a se desenvolver ainda mais e não regride. Os cistos endometrióticos são formados por células que surgem com o ciclo reprodutivo e são eliminadas pela menstruação, esse tipo de cisto possui em seu interior um líquido sanguinolento e cor amarronzada. Os cistos malignos causam a maioria dos cânceres de ovário, na maioria das pessoas de 50 anos de idade ou mais. Se não tratado esse tipo de cisto pode levar à morte.

Sintomas do Cisto

Os cistos do ovário são indolores, a não ser que ocorra alguma ruptura, o que causa sangramento e dor abdominal aguda. Quando os cistos surgem, causam dores abdominais, aumento do mesmo, alteração no ciclo menstrual e perda de peso em casos de cisto maligno.

Causas do Cisto

O cisto surge com a multiplicação indeterminada das células do ovário e não tem uma causa determinada. O cisto funcional surge em mulheres com os hormônios irregulares. O fator genético influencia bastante no surgimento do cisto. Os cistos são encontrados com maior frequência nas mulheres com idade reprodutiva, principalmente entre 20 e 35 anos ou pessoas com doenças inflamatórias pélvicas. O uso de hormônios não causa cistos.

Tratamento do Cisto

O tratamento do cisto muitas vezes não é necessário em casos de cistos que desaparecerão normalmente. Em alguns casos, deve ser realizada cirurgia por laparoscopia para retirar o cisto, dependendo do tamanho, tipo e características do mesmo. A idade da paciente é um fator relevante ao determinar se deve ou não ser feita a cirurgia. Mulheres na menopausa ou antes da primeira menstruação devem analisar com cuidado a possibilidade de fazer ou não a cirurgia para retirada do cisto. Anticoncepcionais são usados tanto para tratamento como para prevenção, sendo o melhor medicamento para cistos pequenos.


Recomendamos também:


Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Um comentário em Cisto – Tipos, Causas, Sintomas e Tratamento

  1. Célia Lima disse:

    Estão de parabéns adorei.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *