Você está em Noticiaki > Bem Viver > Cólera – Causas, Sintomas, Tratamento e Transmissão

Publicado por Emily Oliveira EM Saúde

Cólera – Causas, Sintomas, Tratamento e Transmissão

Cólera

A cólera consiste em uma doença causada pelo vibrião colérico Vibrio cholerae. A bactéria, apesar de não ser invasiva, produz uma toxina que provoca o aumento da secreção de cloro, água e sódio no intestino, o que causa diarreia intensa que pode levar até à morte. A doença possui uma notificação compulsória que deve alertar para novos casos.

cólera

cólera

Transmissão da Cólera

A transmissão da doença ocorre através da ingestão de água ou alimentos que estejam contaminados por vômitos, fezes e outras secreções de doentes ou portadores do vibrião colérico. O único animal que é atingido pela cólera é o homem, sendo o principal reservatório da bactéria causadora da doença. Alguns frutos do mar também podem estar contaminados com a bactéria.

Sintomas da Cólera

Os sintomas da doença, embora não sejam tão comuns, são perdas de líquido e sais minerais, ou seja, a desidratação que ocorre devido à diarreia. Depois de um a cinco dias de incubação da doença, a diarreia se torna aquosa como água de arroz. A desidratação chega a ser tão intensa que o paciente perde em média 20 litros de água por dia. As perdas de líquido sem reposição podem levar ao vômito, cólicas abdominais e redução do volume circulante que faz com que aumente a frequência cardíaca e insuficiência renal.

Causas da Cólera

A Cólera é causada pelo vibrião colérico Vibrio cholerae que na luz intestinal pode se multiplicar de modo rápido. A doença é transmitida através de alimentos contaminados por secreções de pessoas doentes. Para identificar a bactéria é preciso confirmar o diagnóstico com um médico. A diarreia é um sinal intenso para determinar a existência da doença. São realizados exames laboratoriais para orientar a reposição de líquidos e minerais no organismo.

Tratamento da Cólera

O tratamento da cólera deve ser realizado com soro fisiológico ou soro caseiro para reidratação do indivíduo. O soro caseiro é composto por meio litro de água tratada, meia xícara de açúcar e uma pitada de sal. Antibióticos como doxiciclina são indicados para tratamentos no hospital. Há uma vacina contra cólera indicada para casos específicos que possui em média 50% de eficácia e protege o indivíduo contra a doença durante no máximo 6 meses. Ingerir água tratada e lavar corretamente os alimentos são recomendações para evitar a propagação da doença.


Recomendamos também:


Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

2 Comentários em Cólera – Causas, Sintomas, Tratamento e Transmissão

  1. gleideson disse:

    legal muito interessante vou postar mo meu blog

  2. nathalia moura disse:

    gostei muito desse site explica tudo direitnho pra gente . amei!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *