Você está em Noticiaki > Notícias > Como comprar carro ou moto de Leilão

Publicado por EM Carros| Atualizado em: 03/06/2015 às 23h19m

Como comprar carro ou moto de Leilão

O leilão de veículos se tornou nos últimos anos uma opção de compra para muitos brasileiros, pois a economia no preço final do veículo é significativa, se comparado com um carro particular ou de concessionária. Porém, vale ressaltar que comprar carros ou motos de leilão possui riscos e que a economia no preço final, pode se dissolver na manutenção posterior, principalmente, se o veículo estiver com o motor fundido, ou com manutenções na suspensão, ou na parte elétrica, ou mesmo no motor para serem feitas. Os leiloeiros de bens móveis presentes no Brasil são instituições cadastradas nos órgãos responsáveis e tem a incumbência de realizar a venda de produtos que foram apreendidos por falta de pagamento ou em caso de seguradoras, que tenham se envolvidos em acidentes ou roubos.

Leilão de Carros ou Motos

Leilão de Carros ou Motos

A venda de veículos ou motos que foram apreendidos por falta de pagamento ou de seguradoras acontece da mesma maneira, porém, a utilização posterior dos mesmos pode variar de acordo com a liberação do documento. No caso de veículos ou motos apreendidas por falta de pagamento, a instituição financeira emite um documento de busca e apreensão do bem, que é recolhido ao pátio da instituição financeira, que fica responsável por toda a burocracia com documentação para liberação do bem para leilão. Logo que a documentação esteja disponível, o veículo ou moto é enviado ao pátio do leilão, para ser vendido e parte da dívida seja quitada posterior a venda do mesmo.

Já os veículos ou motos de seguradoras, estes geralmente são leiloados após envolverem-se em acidentes, onde o veículo não possui mais condição de uso, declarando-se PT (perda total). Sendo assim, este automóvel é enviado para leilão para venda e posteriormente para retirada de peças somente, sem direito a documentação para uso. Em caso de veículos vítima de roubo ou furto, geralmente o mesmo é encontrado somente após o ressarcimento do valor do veículo ao proprietário, sendo assim, a seguradora o envia para leilão para que possa ser usado pelo cidadão que o arrematar. Em ambos os casos, os veículos comercializados geralmente possuem preço de compra mais baixo que os veículos recuperados de financiamento.

O leiloeiro oficial então tem a incumbência de numerar todos os veículos por lotes, onde mostra o modelo e ano de fabricação do mesmo, sendo eles enfileirados em um pátio exclusivo para visitação, que geralmente é feito um dia ou horas antes ao leilão. Os interessados por sua vez, podem se dirigir até o pátio do leiloeiro para visualizar todos os veículos e motos disponíveis no próximo leilão, assim sendo, escolhe o modelo desejado. No dia do leilão, todos os interessados são agrupados em um espaço reservado, separado do local de visitação, ou seja, no momento do leilão, não é possível mais visualizar os veículos.

Todos os veículos ou motos de leilão são expostos no estado em que se encontram, ou seja, o veículo é trancado e tem somente o capô aberto para a verificação do motor, que não pode ser ligado de maneira alguma. A verificação deve ser minuciosa por parte do comprador, devendo este verificar o estado do carro no geral, ou seja, verificar pneus, amortecedores, óleo, água e filtros do motor, amassados ou peças desalinhadas na lataria, vidros, retrovisores, número do motor, possíveis vazamentos, enfim, tudo que se puder observar, vale a pena observar, já que após dado o lance, não há mais volta ou devolução do bem arrematado.

Como comprar carro ou moto de Leilão

Como comprar carro ou moto de Leilão

O leilão então se inicia, e os lotes são anunciados em ordem crescente de numeração, passando um a um por meio de um telão que mostra fotos do carro e dados como ano e modelo, assim como o lote colado no para-brisas do veículo. Após o anúncio do modelo a ser leiloado, começam-se a dar os lances, que um a um, deve-se chegar até o valor mínimo estipulado pela instituição bancária ou seguradora para venda. Caso o valor não seja alcançado e não haja interesse por ninguém da platéia, o veículo volta ao pátio e estará disponível no próximo leilão. Caso o valor seja aproximado ao estipulado, o mesmo é colocado em “condicional”, ou seja, é feita uma avaliação pelo banco ou seguradora, que decide se vende ou não o mesmo pelo preço pago.

Após escolher o modelo desejado e conquistar a compra do mesmo, é necessário a apresentação de alguns documentos originais para a emissão da nota fiscal de compra e do boleto bancário para pagamento. Geralmente, os documentos necessários são a CNH e o Comprovante de Endereço. Atrelado a isso, todos os leiloeiros pedem um cheque em branco assinado pelo arrematante, para que o mesmo seja preenchido com 5% do valor do lance e seja descontado pelo leiloeiro em caso de desistência, sendo esta uma forma de multa pela desistência da compra pelo arrematante. Os leiloeiros geralmente, não permitem mais que compradores desistentes de sua compra, participem de outros leilões.

O valor do veículo é composto pelo lance, mais 5% do valor do lance que é destinado ao leiloeiro em forma de comissão, taxa de logística, taxa de documentação e multas (se houver estará visível ao arrematante no para-brisas do veículo). Tais taxas podem variar de leiloeiro para leiloeiro, por isso, é importante estar atento as regras que são faladas antes do leilão iniciar. Após comprar e apresentar a documentação, o boleto para pagamento é emitido, e após o pagamento e compensação do mesmo pelo banco, o carro estará disponível para retirada no pátio do leilão, juntamente com sua nota fiscal de compra. Os veículos arrematados de leilão, não podem ser devolvidos, por isso, é importantíssimo verificar todos os detalhes do veículo antes de finalizar sua compra para não se arrepender.

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *