Você está em Noticiaki > Educação > Como Fazer Fração Equivalente

Publicado por Tyagho Souza EM Educação | Atualizado em: 29/07/2015 às 15h39m

Como Fazer Fração Equivalente

A fração equivalente nada mais é do que a representação das partes de um determinado objeto ou produto que se forma um todo, esse cálculo é muito utilizado na atualidade, porém, muitas pessoas ao se depararem com o nome fração equivalente não sabe o que quer dizer ou como funciona. Trata-se de uma igualdade ao repartir um objeto em várias partes, sendo que essas partes devem ser equivalentes a seu tamanho. Claro que alguns cálculos de fração equivalente é muito simples de ser feito, porém, outros cálculos são bastante complexos, principalmente quando o resultado não é um número inteiro. A fração equivalente é sempre representada em um pequeno texto onde o aluno pode tirar as informações para o cálculo, então vamos fazer um breve texto com algumas informações.

Como Fazer Fração Equivalente

Como Fazer Fração Equivalente

Hugo comprou uma maçã, então seu amigo João lhe pediu para que ele dividisse a maçã ao meio (1/2) para que ambos pudessem comer a mesma quantidade dessa maçã. Porém, Hugo fez uma proposta diferente, iria dividir a maçã em 4 partes, duas partes, então João afirmou que mesmo assim iriam comer a mesma quantidade da maçã. João estava certo ao afirmar que ambos comeriam a mesma quantidade de maçã? Para esse cálculo temos em mãos o número 1 x 2 que é o valor referente as partes em que João tinha proposto para que Hugo partisse a maçã, mas Hugo teve uma outra proposta que denominamos de 2 x 2, onde a maçã seria cortada em 4 partes, ficando duas partes com Hugo e duas partes com João.

Fração Equivalente

Fração Equivalente

Aprendendo a Fazer Fração Equivalente

Aplicando esses valores na fórmula da fração equivalente ficará da seguinte forma:

1 x 2 = 2 (1/2 do resultado abaixo)
2 x 2 = 4

Resultado Final: 1/2

Através de nosso cálculo de fração equivalente, ficou constatado que mesmo sendo repartida em 4 partes, ambos iriam comer a mesma quantidade de maçã. Para testar se o valor do resultado está devidamente correto, basta multiplicar o numerador e denominador que sempre dará o mesmo resultado de 1/2. Para realizar esta etapa é necessário saber a tabuada de multiplicação, pelo menos até o 10, já que a multiplicação está presente sempre que há uma divisão envolvida.

Exemplo:

1 x 4 = 4 (1/2 do resultado abaixo)
2 x 4 = 8

Os números podem ser multiplicados por qualquer outro número no numerador e denominador que o resultado sempre será o mesmo, ou seja, sempre o resultado da segunda multiplicação, terá o dobro do resultado da primeira multiplicação como resposta, onde sempre um será a metade do outro. Esta é a forma para verificar está realmente correto a sua fração equivalente. Ainda ficou com dúvidas, deixe seu comentário abaixo e tentaremos resolvê-la para você 🙂


Recomendamos também:


Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *