Você está em NoticiAki - de Tudo um Pouco > Como Fazer Multiplicação com Vírgula e Zero

Como Fazer Multiplicação com Vírgula e Zero

Multiplicação com Vírgula e Zero

A multiplicação é um dos principais cálculos matemáticos, pois é parte das quatro principais operações matemática, adição, subtração, multiplicação e divisão. Quando uma multiplicação é feita por um número inteiro, ou por número inteiro que tenha no máximo de 2 à 3 dígitos, muitas pessoas conseguem se sair bem, porém, existem alguns cálculos de multiplicação onde os números não são inteiros, como acontece muitas vezes nos cálculos de porcentagem, onde o número quase nunca é inteiro e sempre tem uma vírgula para atrapalhar. Neste momento, saber fazer a multiplicação com vírgula é com certeza uma das melhores formas de conseguir resolver esse problema.

Multiplicação com Vírgula e Zero

Multiplicação com Vírgula e Zero

Multiplicação sem Vírgula

Para aprender a fazer uma multiplicação com vírgula facilmente, primeiramente vamos fazer um pequeno cálculo utilizando a multiplicação simples sem vírgula, já que este tipo de cálculo não exige muito conhecimento matemático, já que é ensinado desde o ensino fundamental por meio da tabuada de multiplicação, contudo utilizaremos a fórmula básica ensinada nas escolas pelos professores:

Exemplo 1: Abaixo mostraremos uma conta de multiplicação bem simples, já conhecida dos alunos, pois é a resposta de duas tabuadas, a do 10 e a do 2.

10
x 2
—–
= 20

Exemplo 2: Para este cálculo acrescentaremos mais um dígito em cada número, o que tornará a multiplicação maior, porém, não mais difícil.

960
x 21
——-
960
1920+
——-
= 20160

Agora explicaremos como foi feita tal multiplicação. Sempre se começar uma multiplicação da direita para a esquerda, então teremos 1×0=0, 1×6=6 e 1×9=9, tendo encontrado o primeiro resultado “960″. Agora faremos a multiplicação do segundo número, o 2×960, então teremos 2×0=0, 2×6=12 e 2×9=18, tendo como resposta o segundo resultado “1920″. Finalmente, somaremos os dois resultados, de acordo com a ordem mostrada, onde teremos como resultado final o número 20.160.

Multiplicação com Vírgula

Exemplo 3: Neste exemplo, apresentaremos um sistema de multiplicação utilizando vírgula entre os números multiplicados, lembrando que neste sistema realizaremos a multiplicação comum, assim como realizada acima, porém, contando as casas da vírgula para encontrarmos o resultado correto.

25,27
x 0,22
——–
25 , 27
x 0, 22
——-
5054
5054+
——-
5,5594

Para este sistema de multiplicação, não realizamos a multiplicação do número que está a frente da vírgula, neste caso o “0″, ou mesmo que fosse outro número, também não seria utilizado na multiplicação. Uma dúvida bastante comum é em relação a posição da vírgula no resultado, mas saiba que isso é algo bastante comum e simples de se resolver. Primeiramente deve se contar quantos digitos há depois de cada vírgula, no exemplo indicado acima existem quatro números que estão atrás da vírgula, ou seja, dois números após a vírgula no número “25,27″ e dois números após a vírgula no número “0,22″, então consequentemente a vírgula tem que andar quatro casas no resultado para que a resposta esteja correta. A contagem deve começar da direita para a esquerda, e após a contagem das 4 casas, deve-se aplicar a vírgula, assim como foi feito no exemplo acima. Vale lembrar que os resultados acima de uma casa deve se deixar o primeiro número da direita para esquerda e o restante deve ser elevado.

Multiplicação com Zero

A multiplicação com zero é algo extremamente comentado entre os estudantes, principalmente porque todo resultado de uma multiplicação por 0, é 0, independente da ordem dos fatores, veja abaixo:

80 x 0 = 0 ou 0 x 71 = 0

  • (nenhum voto até o momento)

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Artigos Relacionados:

Encontre o que deseja:

Gostou? Deixe seu Comentário