Você está em NoticiAki – de Tudo um Pouco > Como fazer Sabão caseiro com Óleo usado

Como fazer Sabão caseiro com Óleo usado

Sabão Caseiro com Óleo

O óleo de cozinha usado tem sido a grande preocupação para o meio ambiente nos dias atuais, principalmente porque, estudos revelam que 1 litro de óleo é capaz de contaminar até 1 milhão de litros de água, contudo, novas idéias tem surgido para reaproveitar o óleo de cozinha e assim evitar que muitas pessoas cometam o grande erro, talvez por costume ou por falta de onde descartar, de despejar o óleo já usado, sem utilidade, na pia da cozinha ou até mesmo no vaso sanitário. A ideia de transformar óleo utilizado em frituras em sabão é muito bem vista pela sociedade e pelo meio ambiente.

Como fazer Sabão caseiro com Óleo usado

Como fazer Sabão caseiro com Óleo usado

O uso do sabão feito com óleo usado de cozinha pode ajudar até mesmo na economia da família, pois é possível transformar algo inútil em algo extremamente útil para lavar pratos, roupas ou até mesmo a mão. Qualquer pessoa pode reaproveitar o óleo usado na produção de sabão, porém, é preciso tomar muito cuidado no seu preparo, já que o processo utiliza-se de soda cáustica, substância química extremamente corrosiva, por isso, recomenda-se que no preparo de sabão com óleo usado, mantenha as crianças e animais de estimação longes do processo, além de que a pessoa que está a preparar o sabão, utilize luvas e máscara, afim de evitar inalar e o contato com a soda cáustica.

Receita para fazer Sabão com Óleo usado

– 1 litro de soda cáustica líquida
– 1 litro de água quente
– 1 copo de sabão em pó
– 500 ml de detergente
– 5 litros de óleo de cozinha usado
– 1 balde
– 1 pedaço de madeira (cabo de vassoura)
– 1 funil
– palha de aço
– formas
– 1 vasilha

Modo de Preparo do Sabão caseiro

O primeiro processo para fazer sabão com óleo usado é fazer a filtragem do óleo, por isso, pegue a vasilha e coloque o funil com a palha de aço, e em seguida, derrame o óleo sobre a palha de aço para que o óleo possa ser filtrado, já que a palha de aço retém todas as impurezas contidas no óleo. Na próxima etapa, despeje a soda cáustica e a água quente no balde, misture ambas substâncias por 3 minutos e então despeje o óleo filtrado, o detergente e o sabão em pó, juntamente no balde. Misture todos os ingredientes por cerca de 40 minutos até que a mistura se torne cremosa, para saber o ponto ideal, levante o pedaço de madeira (cabo de vassoura) e veja se a mistura demora a cair.

Estando a mistura no ponto, pegue a forma e isole-a com um saco de plástico e então despeje toda a mistura na forma. Após as formas cheias, aguarde entre 1 ou 2 dias para que a mistura seque corretamente. Antes de remover o sabão da forma, confira se está totalmente duro, e caso esteja, basta removê-lo da forma e cortá-lo no tamanho de um sabão convencional, utilizando uma faca. Pronto, o seu sabão feito com óleo usado já está pronto e pronto para lavar louça ou até mesmo roupa. Agora que aprendeu todo o processo de produção do sabão com óleo, evite descartar óleo na pia ou no vaso sanitário e aproveite para economizar na compra de sabão e ajudar o meio ambiente.

  • (nenhum voto até o momento)
Artigo publicado por: nas categorias: Dicas

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>