Você está em Noticiaki > Educação > Como Fazer uma Divisão com Vírgula e Zero

Publicado por Tyagho Souza EM Educação | Atualizado em: 28/07/2015 às 22h31m

Como Fazer uma Divisão com Vírgula e Zero

A divisão é um cálculo comum na matemática, sendo muito utilizado desde a criação do mundo, porém, existe um método de divisão que abrange números cujo resultado da divisão não é um número inteiro. Isso é algo bastante comum, mas que muitas pessoas ainda não sabem como funciona este sistema de divisão utilizando vírgulas, e foi pensando nisso que iremos ensinar detalhadamente como fazer uma divisão utilizando vírgula e zero. Algumas regras da matemática são necessárias que as pessoas saibam, por exemplo, a tabuada de divisão, poucas pessoas tem conhecimento e sabem como fazer de cabeça, simples divisões, contudo, a tabuada de divisão foi criada para auxiliar e facilitar os cálculos divisíveis do dia-a-dia.

Divisão com Vírgula e Zero

Divisão com Vírgula e Zero

Divisão sem Vírgula e Zero

Primeiramente vamos fazer um pequeno cálculo utilizando um número divisível no qual irá gerar um resultado inteiro. Em uma conta de divisão sem vírgula simples iremos utilizar 10 ÷ 2:

10 ÷ 2 = 5

Se fizessemos em um caderno, ficaria da seguinte forma:

10
÷ 2
—–
5

Multiplicamos 5 x 2, cujo o resultado é 10, que se for feito menos 10, o valor ficará igual a 0, com isso nossa divisão estará finalizada e como utilizamos o 5, o resultado final de nossa divisão referente a 10 ÷ 2 = 5, ou seja, um resultado inteiro, pois não teve nenhuma vírgula em seu resultado.

Divisão com Vírgula e Zero

A divisão com vírgula é feita com números que não dão uma divisão cujo resultado é inteiro, como no caso do exemplo 20 ÷ 3 = 6,666. Todo resultado só será inteiro, quando uma divisão for feita por números múltiplos um do outro. Quando a divisão é feita com número não múltiplos, então o resultado será quebrado, ou seja, terá vírgulas. Nesse caso, iremos fazer a divisão por partes, até chegar no resultado indicado acima:

20 ÷ 3 = 6
– 18
—–
2

A primeira etapa consiste em encontrar um número, que multiplicado por 3, se aproxima mais de 20. O número 6 multiplicado por 3 é o que mais se aproxima de 20, tendo como resultado o número 18. Para dar sequência na divisão, sobrou um resto de 2, que neste caso é menor que 3, e não da para ser multiplicado, contudo, acrescenta-se uma vírgula depois do 6, e um 0 depois do 2, ficando da seguinte forma:

20 ÷ 3 = 6,6
– 18
—–
20
– 18
—–
2

Novamente, a divisão deixou com resto o número 2, que novamente é menor que 3 e não dá multiplicação. Esta divisão por sua vez, dará uma dízima periódica, ou seja, um número que jamais se acaba, onde esta divisão, prosseguirá desta forma sem fim. Vejamos agora um segundo exemplo, onde o valor dividido é menor que o valor divisor:

10 ÷ 20 = 0,5

Neste caso temos um dividendo menor que o divisor, então para que possamos resolver esta divisão, primeiramente, acrescentamos um 0 e uma vírgula no resultado. Esta decisão, nos dará direito de acrescentar um 0 depois do dividendo, o fazendo passar de 10 para 100, confira abaixo:

100 ÷ 20 = 0,5
– 100
—–
0

Após seguir os passos indicados acima, tivemos uma divisão inteira, de 100 ÷ 20, que tem como resultado o número 5. Porém, como anteriormente o dividendo era menor que o divisor, o resultado passou a ser de 0,5, já que um 0 foi adicionado depois do 10, alterando seu valor e o tornado maior que o divisor, o que possibilita uma divisão inteira e sem resto.

Divisão por 0

Quando falamos de uma divisão por 0 (zero), muitas pessoas ficam com dúvidas sobre o seu resultado, contudo saiba como é fácil descobrir o resultado de uma divisão por 0. A seguir teremos dois exemplos, diferentes, porém, utilizando o 0.

50 ÷ 0 = não há resposta
0 ÷ 50 = 0

Como podemos ver, a ordem dos fatores foram alteradas, e consequentemente tivemos duas respostas diferentes. No primeiro caso, há uma regra matemática que deve ser seguida, onde não há resposta para qualquer número dividido por 0. Já no segundo exemplo, a resposta foi 0, porque, se pegarmos nada e dividirmos por alguma coisa, consquentemente, o resultado será nada. Então, sempre que dividir o 0 por alguma coisa, a resposta será sempre 0. Com todas estas explicações, conseguiu entender um pouco sobre a divisão com vírgula e zero? Se sim deixe seu comentário abaixo, mas se não, deixe sua dúvida abaixo nos comentários.


Recomendamos também:


Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *