Você está em Noticiaki > Tecnologia > Como Medir Velocidade da Internet no Celular

Publicado por EM Internet, Tecnologia| Atualizado em: 04/06/2015 às 21h08m

Como Medir Velocidade da Internet no Celular

A utilização de dispositivos móveis se tornou indispensável nos dias atuais, principalmente porque, o telefone celular não é mais utilizado somente para ligações, mas sim, utilizado também para acessar e enviar e-mails, fazer publicações em redes sociais, assistir vídeos e ouvir músicas. Com exceção das ligações, todas as demais atividades citadas necessitam de conexão com a Internet para ter acesso a tais facilidades, por isso, quase todos os planos oferecidos pelas operadoras de celular, já incluem acesso à Internet 3G ou até mesmo 4G, geralmente, sem custo algum a mais do valor proposto.

Medir Velocidade da Internet no Celular

Medir Velocidade da Internet no Celular

Mas como saber se a operadora está ou não oferecendo a velocidade de acesso prometida? Para isso, foram disponibilizados nas lojas virtuais, diversos aplicativos gratuitos para monitorar o quanto de velocidade a sua operadora está oferecendo, onde os mesmos trabalham sob informações de tempo de latência, taxa de upload e download de arquivos e taxa de perda de pacotes. Vale ressaltar, que por se tratar de uma conexão móvel, a velocidade de conexão pode variar de acordo com a localidade do aparelho, já que dependendo da localidade, a velocidade pode ser apresentada melhor ou pior. Confira abaixo os quatro aplicativos móveis para medir a velocidade da Internet no Celular:

Brasil Banda Larga

O aplicativo Brasil Banda Larga é uma ferramenta completa utilizada pela Anatel para medir a velocidade de conexão com a Internet, a partir de um dispositivo móvel. Este dispositivo mostra resultados referentes a velocidade de upload e download, o tempo gasto para que um pacote de informação possa deixar o dispositivo móvel e chegar ao seu destino (latência), dentre outras informações. Para utilizá-lo em seu celular, é necessário que o usuário crie um login e uma senha, e posteriormente clicar em “Testes”. O resultado é mostrado em questão de minutos, após realizar um diagnóstico completo sobre a velocidade de conexão com a Internet.

Brasil Banda Larga

Brasil Banda Larga

Simet (Sistema de Medição de Tráfego de Internet)

O Comitê Gestor da Internet Brasileira também disponibiliza um aplicativo exclusivo para a medição da velocidade de Internet no Celular, chamado de Simet (Sistema de Medição de Tráfego de Internet), que utiliza os resultados apresentados pelo aplicativo, para traçar um gráfico da qualidade de conexão com a Internet, oferecida pelas operadoras brasileiras, e assim, avaliar de perto que está, ou não, cumprindo com o prometido. Acessando o aplicativo, clique em “Testes”. Em minutos, o resultado é mostrado em gráficos, que permite ao usuário avaliar a perda de dados, o tempo de latência e a velocidade de upload e download. Este aplicativo ainda permite que os resultados adquiridos sejam armazenados e posteriormente, comparados em regiões diferentes por meio de um mapa, além de permitir que os resultados adquiridos sejam compartilhados no perfil do usuário no Facebook e no Twitter.

Simet

Simet

Speed Test

O Speed Test é um aplicativo gratuito para iPhone, Android e Windows Phone que possui uma interface visual extremamente agradável ao usuário, já que mostra os resultados a partir de um velocímetro. Ao acessar o aplicativo, basta clicar na opção “Iniciar Teste” e logo são apresentados os resultados com a velocidade de upload de download, bem como o tempo de Ping. O aplicativo ainda localiza e mostra os servidores mais próximos ao dispositivo móvel, com informações completas da sua localização, com a distância em quilômetros e a cidade em que se encontra. O GIST ainda permite que o usuário envie os dados de sua avaliação por Facebook, Twitter, E-mail ou por SMS.

Speed Test

Speed Test

Cisco GIST (Global Internet Speed Test)

O GIST (Global Internet Speed Test) é um aplicativo oferecido pela Cisco que permite ao usuário comparar a velocidade de conexão com usuários de todo mundo, já que está programada para avaliar em poucos minutos as conexões Edge, Wi-Fi e 3G e mostrar como resultado, a média das velocidades de conexão com a Internet em todo planeta, informando quais regiões, de quais países, tiveram as melhores conexões nos últimos dias, sob o parâmetro de velocidade de download. O resultado mostra ainda quais atividades são realizadas com sucesso com a velocidade de conexão adquirida e pode ser compartilhada pelo Twitter.

Cisco GIST

Cisco GIST

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *