Você está em NoticiAki - de Tudo um Pouco > Consulta Aposentadoria INSS

Consulta Aposentadoria INSS

Consulta Aposentadoria

O Ministério da Previdência Social é uma instituição pública brasileira que garante aos trabalhadores e cidadãos brasileiros o direito de receberem seguros em caso de necessidade, seja ela por demissão de um emprego, aposentadoria ou até mesmo aposentadoria por invalidez. Toda a renda adquirida pela Previdência Social é utilizada para substituir o salário faltante do trabalhador ou contribuinte que perdeu seu direito de trabalhar por conta de motivos diversos como desemprego involuntário, ou ainda quando perde as condições físicas de trabalhar, por motivos diversos como doença, morte, invalidez, idade avançada, maternidade, reclusão, dentre outros fatores.

INSS Previdência Social

INSS Previdência Social

O cidadão contribuinte pode se aposentar e receber os benefícios por três motivos, sendo aposentadoria especial, aposentadoria por idade, aposentadoria por invalidez e aposentadoria por tempo de contribuição. Confira abaixo cada um dos tipos de aposentadorias concedidos aos cidadãos brasileiros:

Aposentadoria Especial

A aposentadoria especial do INSS é concedida a trabalhadores que realizaram trabalhos em situações nocivas e condições de trabalho prejudicias a saúde e integridade física, porém para adquirir este direito, o trabalhador deverá comprovar o tempo de trabalho mínimo exigido (15, 20 ou 25 anos), comprovar a exposição aos agentes considerados nocivos a saúde, como componentes físicos, químicos, biológicos ou a combinação dos componentes citados acima.

Aposentadoria por Idade

A aposentadoria por idade do INSS é permitida aos trabalhadores contribuintes que trabalhem em ambiente urbano e se encaixem no tempo mínimo de trabalho ou na idade mínima, sendo para os contribuintes do sexo masculino a idade mínima de 65 anos e as contribuintes do sexo feminino a idade mínima de 60 anos. Já os trabalhadores que trabalhem em ambiente rural poderão se aposentar com idade igual aos da área urbana, porém, 5 anos a menos (homens, 60 anos / mulheres, 55 anos).

Aposentadoria por Invalidez

A aposentadoria por Invalidez do INSS é um benefício concedido aos trabalhadores que se encaixem em situações de doença ou acidente, somente após passarem pela perícia Médica da Previdência Social e considerados incapacitados de exercer suas atividades ou impedidos de realizar serviços que garantam o sustento próprio e de sua família. Para que o cidadão contribuinte tenha direito a aposentadoria por invalidez, ele deve contribuir com a Previdência Social por no mínimo 12 meses para casos de doença, e para casos de acidente, não é exigido os 12 meses de contribuição, mas apenas estar inscrito na Previdência Social.

Aposentadoria por Tempo de Contribuição

A aposentadoria por tempo de contribuição do INSS poderá ser integral ou parcial. Para o cidadão contribuinte se aposentar integralmente ele deverá comprovar 35 anos de contribuição para homens e 30 anos para mulher. Já no caso da aposentadoria proporcional, o trabalhador contribuinte deverá combinar a idade mínima com o tempo de contribuição, onde para os homens é de 53 anos de idade e 30 anos de contribuição e para as mulheres 48 anos de idade e 25 anos de contribuição.

Consulta Aposentadoria INSS

Consulta Aposentadoria INSS

Consulta Aposentadoria INSS

Todos os tipos de aposentadoria pelo INSS podem ser consultadas gratuitamente através da Internet e o melhor de tudo é que é gratuito e qualquer cidadão pode realizar sua consulta benefício INSS e saber como está o andamento de sua aposentadoria ou ainda quanto tempo ou quanto de contribuição falta para se aposentar. A consulta aposentadoria INSS pode ser feita de duas formas, sendo elas a Simulação da Contagem do Tempo de Contribuição e a Simulação do Valor do Benefício, ambas realizadas pelo sistema virtual desenvolvido pela DATAPREV INSS, que tem seus respectivos endereços eletrônicos citados abaixo, confira.

Para realizar a Simulação da Contagem do Tempo de Contribuição, acesse o site do DATAPREV por meio do endereço eletrônico www5.dataprev.gov.br/PortalSibeInternet/pages/compdir/index.xhtml e informe o número do PIS/PASEP, digite os caracteres da imagem ao lado, aceite os termos indicados e clique em Confirmar, e logo uma nova janela com as informações buscadas se abrirá.

Para realizar a Simulação do Valor do Benefício, acesse o site do simulador por meio do endereço eletrônico www010.dataprev.gov.br/cws/contexto/conrmi/index.html e preencha o formulário indicado e no final clique em calcular, que logo uma nova janela com as informações buscadas se abrirá. Caso deseje se informar melhor sobre a consulta Aposentadoria, acesse o site da Previdência Social por meio do endereço eletrônico www.mpas.gov.br.

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Artigos Relacionados:

Encontre o que deseja:

13 Comentários

  1. ronald disse:
    gostaria de saber por quanto tempo meu pai Ronaldo Constantino de Souza vai receber o beneficio por invalidez
  2. odon ius ribeiro disse:
    gostaria de saber por que estar faltando tenpo de comtribuicao se eu tenho carteiraas sinada desde 1981 e o inss fala que so tem comtribuicao 16 12 98 aonde estar os ppps que mandei para a divogada dar entrada no prosesso sendo que sou motorista a 28 anos e os outros anos na construcao civil que tanbem era salubre quero saber por que e tao dificio para pobre aposentar responda
  3. LUCIANO disse:
    gostaria de saber se a aposentadoria do meu pai já saiu como faço.pois o juiz decretou que ele estava aposentado mas já se passaram 4 meses e ate hoje não deram mais nenhuma noticia.estou no aguardo.obrigado

Gostou? Deixe seu Comentário