Você está em NoticiAki - de Tudo um Pouco > Consulta DATAPREV INSS, NIT, CNIS, PIS e Aposentadoria

Consulta DATAPREV INSS, NIT, CNIS, PIS e Aposentadoria

Consulta DATAPREV INSS

A Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social, comumente chamada por sua abreviatura DATAPREV, se trata de uma empresa pública nacional que tem como uma das principais responsabilidades atribuídas ao seu exercício, gerir o banco de dados da Previdência Social do Brasil. Tendo em vista a quantidade de registros que se encontram nessa base de dados, podemos ter uma ideia do quão difícil e quão importante é o papel desta empresa, tanto no contexto político quanto social do país como um todo. Está localizada atualmente no Distrito Federal, porem, vale ressaltar que possui unidades em todos os estados brasileiros, as quais são diferenciadas entre unidades regionais e unidades de atendimento.

DATAPREV

DATAPREV

Dois dos fatores que fazem da DATAPREV INSS uma empresa muito bem conceituada e referenciada, não somente no Brasil como no mundo, é o fato de que nunca atrasaram a folha de pagamento dos benefícios devidos aos cidadãos brasileiros e o fato de possuírem nada mais nada menos do que o maior banco de dados da América Latina. Além desses fatores, a DATAPREV trabalha arduamente para facilitar cada vez mais a vida do contribuinte oferecendo, por exemplo, a possibilidade de se realizar consultas online sobre as mais diversas opções, todas realizadas em seu próprio site e ainda, em sistemas criados e administrados pela própria empresa.

As principais consultas disponíveis no site DATAPREV são a Consulta do Extrato de Pagamento DATAPREV, Consulta da Situação do Benefício DATAPREV, Consulta da Memória de Cálculo do Benefício DATAPREV, Simulação do Cálculo da Renda Mensal DATAPREV e a Consulta do Tempo de Contribuição DATAPREV. Para realizar estas consultas é necessário ter em mãos alguns dados pessoais do contribuinte, tais como Nome, CPF, Data de Nascimento e o Número do Benefício. Para alguns casos, são necessários outros dados do contribuinte, mas a maioria das consultas citadas acima, são feitas apenas com os documentos citados. Vale ressaltar que, por padrão, haverá um campo destinado a inserir o código da imagem a ser vista, com o intuito de evitar que consultas automáticas sejam realizadas.

Dentre as principais informações que podem ser adquiridas nessas consultas, podemos identificar como uma das principais a possibilidade de identificar o tempo de contribuição já oferecido, uma estimativa da renda mensal do contribuinte e ainda por quanto tempo ocorreu a contribuição. Não há dúvida que a principal consulta realizada no site da DATAPREV, é a consulta do benefício INSS, que é um benefício que garante ao trabalhador o direito de aposentadoria remunerada mensalmente após certa data ou certo tempo de contribuição. Este benefício é concedido pelo Governo Federal em parceria com a Previdência Social, que por sua vez, permite aos cidadãos contribuintes, realizarem consultas online da situação do seu benefício.

Consulta Benefício INSS DATAPREV

A consulta INSS DATAPREV é muito simples, pois no site da Previdência Social existe um link que redireciona o contribuinte para o site da Dataprev, que por sua vez, é a empresa responsável por armazenar os dados de todos os contribuintes brasileiros, e ainda, por manter o sistema e o site de consulta em perfeito funcionamento. A consulta pode ser realizada por qualquer pessoa que seja contribuinte e esteja inscrito no PIS/PASEP, além de ser gratuita. A consulta é realizada no site da DATAPREV por intermédio do endereço eletrônico www010.dataprev.gov.br/cws/contexto/consit/consit1.html, sendo necessário informar o Número do Benefício, a Data de Nascimento, o Nome e o CPF do Beneficiário. Após isso, informe os caracteres descritos na imagem de segurança e clique em Consulta.

Consulta Revisão do Benefício INSS DATAPREV

O site ainda permite aos cidadãos brasileiros contribuintes, realizarem a consulta a revisão do benefício, também disponibilizado pela Previdência Social no site da DATAPREV. Esta consulta pode ser realizada através do endereço eletrônico www3.dataprev.gov.br/cws/revteto/index.asp, onde será necessário informar os dados citados anteriormente.

Consulta NIT DATAPREV

O NIT (Número de Inscrição do Trabalhador) é concedido ao cidadão que se cadastra no Regime Geral de Previdência Social, onde o cidadão que deseje se cadastrar na Previdência Social, mas não tenha em mãos o número do PIS/PASEP ou NIT, possa criar este número para realizar sua inscrição. Tendo em mãos a Carteira de Identidade, ou Certidão de Nascimento/Casamento, a Carteira de Trabalho e Previdência Social e o CPF o cidadão realiza sua inscrição, incluindo seu nome no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais). Para realizar a consulta NIT DATAPREV o cidadão deve acessar o endereço eletrônico www010.dataprev.gov.br/cws/contexto/censonit/index.html e informar o número do NIT, os caracteres inseridos na imagem de segurança e clicar em Confirmar.

Consulta CNIS DATAPREV

O Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) possui o nome de todos os cidadãos contribuintes brasileiros. Para realizar a consulta CNIS DATAPREV, o cidadão deve acessar o endereço eletrônico www1.dataprev.gov.br/conweb/sp2cgi.exe?sp2application=conweb informar o NIT, a Senha, e quais informações deseja exibir, se os Benefícios, as Contribuições, as Remunerações ou Todos. Após isso, clique em confirmar.

Solicitação de Certidão do PIS DATAPREV

O Programa de Integração Social (PIS) é o número de cadastro do cidadão na Previdência Social, onde com este número, o cidadão tem o direito de realizar consultas e saques de benefícios socias administrados pela CAIXA Econômica Federal. O site da DATAPREV não permite a consulta do PIS online, mas disponibiliza uma página para a Solicitação de Certidão PIS/PASEP/FGTS, que pode ser feita através do endereço eletrônico www010.dataprev.gov.br/cws/contexto/depcef/index.html, informando o Número do Benefício, a Data de Nascimento, o Nome e o CPF do Beneficiário.

Consulta CNIS DATAPREV

A consulta Aposentadoria INSS segue o mesmo padrão da consulta do Benefício INSS DATAPREV, pois trata-se da mesma coisa. A consulta é através do endereço eletrônico www010.dataprev.gov.br/cws/contexto/consit/consit1.html, sendo necessário informar o Número do Benefício, a Data de Nascimento, o Nome e o CPF do Beneficiário.

Para obter maiores informações sobre essa e outras consultas, basta entrar em contato pelo número 135 para falar diretamente com os responsáveis do INSS. Caso deseje entrar em contato pessoalmente ou enviar alguma correspondência, o endereço é SAS, Quadra 1, Bloco E/F, Brasília-Distrito Federal – CEP 70070-931. O telefone de contato com a DATAPREV é (61) 3262-7100 e o Fax: (61) 3321-4780.

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Artigos Relacionados:

Encontre o que deseja:

1 Comentário

  1. zezinho angelo disse:
    sempre estou atento com as pessoas mal alfabetizadas buscando e reividicando os seus direitos junto ao inss.mais sem nenhum interesse financeiro e sim para ajuda-los.tanto quanto sou secretario de advogados proficionais direto da OAB.ordem dos advogados do brasil e claro ceará. agradece a todos voces que fazem a previdencia social…

Gostou? Deixe seu Comentário