Você está em Noticiaki > Notícias > Consulta IPVA online pela Internet no site da SEFAZ

Publicado por EM Carros| Atualizado em: 15/06/2015 às 17h18m

Consulta IPVA online pela Internet no site da SEFAZ

Para realizar a consulta do IPVA pela Internet é muito fácil e útil, pois permite consultar os valores e vencimentos do imposto a partir de qualquer computador com acesso a Internet, para isso é necessário acessar o site da Secretaria da Fazenda do seu Estado, onde após informar os dados necessários, será aberta uma nova janela com as respectivas informações sobre o IPVA de seu veículo. Para acessar o site da Secretaria da Fazenda do seu Estado é muito simples, basta manter a URL base www.fazenda.UF.gov.br, onde em “UF” deve ser inserido a sigla do seu Estado. Estão convocados ao pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores os proprietários de veículos com menos de 20 anos de fabricação, já que automóveis com mais de 20 anos ganham automaticamente isenção do pagamento do IPVA.

Consulta IPVA online pela Internet na Sefaz

Consulta IPVA online pela Internet na Sefaz

O IPVA é calculado de acordo com o valor venal do veículo automotor, pois este valor depende única e exclusivamente do seu ano de fabricação, ano do modelo, combustível e valor venal, dado informado pela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Segundo determinação do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) veículos movidos a gasolina, a alíquota cobrada é de 4% do valor venal do automóvel; para veículos movidos a etanol e utilitários a alíquota cobrada é de 3%; para motocicletas a alíquota cobrada é de 2%; para veículos de carga o valor é de 1%; para veículos bicombustível o valor da alíquota cobrada é de 3,25%.

A consulta do IPVA na Sefaz exige informações como Renavam, CPF do proprietário e os números e letras indicados na figura ao lado. Após isso, clique em “Consultar” que logo uma nova janela se abrirá, com as informações do veículo, tais como valor venal, fabricante, modelo, combustível, ano de fabricação, número final da placa e também o valor e datas para pagamento das parcelas do IPVA, dentre outras informações pertinentes ao imposto. O valor venal do veículo é retirado da Tabela Fipe, que calcula a média dos valores venais dos veículos automotores do país.

As formas de pagamento do IPVA são duas: parcelada em 3 parcelas iguais ou cota única com desconto. O desconto oferecido varia de acordo com o Estado, onde cada um tem uma porcentagem específica para o pagamento. No Estado paulista o desconto é o menor entre todos os outros Estados brasileiros, apenas 3%, enquanto o Rio de Janeiro oferece 10% e o Rio Grande do Sul lidera com a maior alíquota de 27%. Vale ressaltar que o desconto só é concedido aos motoristas que não tiverem multas no ato do pagamento do IPVA. O pagamento pode ser feito em qualquer instituição bancária apenas com o número do RENAVAM do veículo.

O IPVA é enviado anualmente à residência dos proprietários de veículos automotores, entretanto, por motivos de atraso ou extravios, o proprietário pode emitir no site da Secretaria da Fazenda do seu Estado os boletos para pagamento do imposto. Caso o interesse seja em pagar o imposto em cota única, o sistema emite dois boletos, sendo o boleto do IPVA e o do Seguro Obrigatório DPVAT, ambos com vencimento para o mesmo dia, geralmente em Janeiro. Caso o proprietário tenha interesse no pagamento parcelado, serão quatro os boletos emitidos, sendo três boletos com valores iguais referente ao parcelamento do IPVA, e o boleto do DPVAT, com vencimento para a mesma data de vencimento da primeira parcela do imposto.

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *