Você está em Noticiaki > Tecnologia > CPTM SP – Mapas, Linhas e Horários

Publicado por EM Internet| Atualizado em: 10/07/2012 às 20h37m

CPTM SP – Mapas, Linhas e Horários

CPTM

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos está diretamente ligada a Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, sendo responsável por comandar toda a estrutura ligada aos trens metropolitanos que rodam na maior capital brasileira, fazendo com que a cidade realmente se movimente de maneira rápida, eficaz e descomplicada, pois é o principal meio de transporte utilizado atualmente pelos paulistanos. A companhia foi criada no ano de 1992, devido à necessidade de uma sociedade sólida que consegue atender todos os paulistanos de forma constante.

CPTM

CPTM

Atualmente a CPTM conta com 89 estações num total de 22 municípios e 260,8 quilômetros de linhas operacionais em todo Estado de São Paulo, por isso as pessoas que não tem muito conhecimento a respeito, necessitam de fazer um pequeno estudo do mapa, para saber os locais onde precisam descer. Para facilitar a vida dos contribuintes, a companhia resolveu oferecer um sistema online, onde todos os contribuintes podem acessar gratuitamente e visualizar o mapa referente a cada linha. Os mapas oferecidos pelo site são bastante explicativos, todas as linhas são marcadas com cores diferentes, para facilitar o entendimento.

CPTM Trens Metropolitanos

CPTM Trens Metropolitanos

Mapas e Linhas CPTM

Esta ferramenta está disponível no site oficial da CPTM na Internet que pode ser acessado através do endereço eletrônico www.cptm.sp.gov.br/e_redecptm/rede/default.asp, onde após acessá-la, o cidadão terá a sua disposição uma página exclusiva para visualização dos mapas CPTM. Na maioria dos casos as pessoas precisam do “mapa metropolitano” para se locomover com maior facilidade em todas as estações, para visualizar esse mapa é necessário apenas clicar na opção que se encontra abaixo do esquema de linhas ou na parte superior “mapa metropolitano”. Após clicar, o site lhe oferecerá uma nova página já com o mapa totalmente detalhado.

Simulador de Trajeto CPTM

Melhor do que usar o mapa de linhas e estações, é contar com um simulador de trajeto, onde é necessário apenas preencher dois campos com a estação de embarque e estação de desembarque, onde após informar estas duas informações, o sistema oferecido pela CPTM SP consegue lhe mostrar todo o trajeto que será feito até chegar a estação de desembarque desejada. Esse sistema disponibilizado pela CPTM Trens Metropolitanos é ideal para as pessoas que irão fazer sua primeira viagem ou que necessitem mudar sua rota e não conhecem as estações disponíveis em outras regiões da cidade.

CPTM Mapas, Linhas e Horários

CPTM Mapas, Linhas e Horários

Para fazer essa simulação de trajeto é muito simples, basta apenas acessar o site oficial da CPTM através do endereço eletrônico www.cptm.sp.gov.br/e_redecptm/viagem/default.asp# e logo na página que se abrir, informar a estação de embarque e a estação de desembarque, em ambos campos disponíveis. Caso não queira digitar ou não saiba o nome da estação, basta apenas clicar na seta que fica na lateral de cada campo e selecionar a estação de embarque e no segundo campo preencher com a estação de desembarque. Feito tudo corretamente o site irá lhe mostrar no mapa todo o trajeto que irá fazer.

Horários CPTM

O site da CPTM na Internet disponibiliza ainda uma página completa com todas as linhas e os horários dos trens CPTM em cada linha. Para visualizar o horário de cada tren, referente as linhas disponíveis, é muito simples, basta acessar o site através do endereço eletrônico www.cptm.sp.gov.br/E_REDECPTM/REDE/esquema_estacao.asp?menu=7 escolher a linha desejada na barra lateral direita, e então uma nova janela com os horários atualizados dos trens metropolitanos irá aparecer. As linhas com horários disponíveis são:

– Linha 7: Rubi
– Linha 8: Diamante
– Linha 9: Esmeralda
– Linha 10: Turquesa
– Linha 11: Coral
– Linha 12: Safira

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *