Você está em Noticiaki > Bem Viver > Depressão – Causas, Sintomas e Tratamento

Publicado por EM Saúde| Atualizado em: 13/02/2012 às 11h58m

Depressão – Causas, Sintomas e Tratamento

Depressão

A Depressão é uma doença que pega as pessoas desprevenidas, sempre que acham que estão com algum problema e que nunca conseguem superá-los. A doença pode se manifestar quando a pessoa menos espera, e o pior de tudo, é pensar que está tudo bem quando na verdade não está. Alguns sintomas característicos podem ajudar a detectar um quadro de depressão.

Depressão

Depressão

Sintomas da Depressão

Quando a pessoa tem queda de cabelo, insônia, prisão de ventre ou dor nas costas, isso pode ser um dos sintomas da depressão, dentre outros males que serão listados logo a seguir. A depressão acaba com a vontade de fazer coisas simples, tais como assistir TV, trabalhar e passear. No geral, as pessoas que possuem depressão estão sujeitas à queda de energia e ânimo para fazer praticamente qualquer coisa. Os sintomas ocultos da depressão podem te ajudar a ficar mais atento quanto a essa doença, que precisa de tratamento médico assim que for diagnosticada.

Quem tem sintomas de depressão pode ter o organismo desregulado, pensamentos ruins (pessimistas) em excesso, falta de desejo sexual, algumas manias estranhas, que caracterizam o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), falta de concentração, deterioração da beleza, sentimentos adormecidos, como se a pessoa estivesse dopada, volta ao passado trazendo-lhe culpa e tristeza em dias chuvosos, dentre outros. Por isso esteja atento e caso venha a sentir quaisquer um destes sintomas, procure rapidamente um médico.

Causas da Depressão

Nem sempre é fácil determinar as causas de uma depressão, pois há diversos acontecimentos que podem levar a pessoa ao transtorno depressivo. São muitas as possíveis causas da depressão como questões genéticas e neuroquímicas, fatores ambientais, psicológicos e sociais, como por exemplo: estilo de vida, estresse, separação, crise, morte, entre outros.

Tratamento da Depressão

O tratamento é feito conforme o perfil de cada paciente. Em casos mais leves, o tratamento é psicoterápico. Em depressões mais graves podem ocorrer delírios e alucinações, e até mesmo tentativas de suicídio. Os medicamentos usados no tratamento da depressão não causam dependência, são antidepressivos com prescrição segura feito pelo médico e podem variar conforme cada situação.

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *