Você está em Noticiaki > Bem Viver > Dermatite – Causas, Sintomas, Cura e Tratamento

Publicado por Emily Oliveira EM Saúde | Atualizado em: 14/03/2012 às 10h13m

Dermatite – Causas, Sintomas, Cura e Tratamento

Dermatite

A Dermatite é uma doença que causa inflamação da pele ocasionando o aparecimento de coceiras e lesões. Normalmente as pessoas que possuem dermatite também apresentam asma, surtos de urticária ou rinite alérgica. O paciente com dermatite possui um aumento da reatividade cutânea devido a alguns estímulos. A dermatite pode ser atópica, seborréica, contato, das fraldas, alérgica, entre outras, ocorrendo em diversas áreas do corpo.

Dermatite

Dermatite

Causas da Dermatite

As causas da Dermatite são completamente desconhecidas, no entanto sabe-se que fatores genéticos, tanto imunológicos quanto não-imunológicos incentivam o aparecimento da doença. Os principais desencadeantes da dermatite são alimentos como leite, trigo, ovo, amendoim, soja, frutos do mar e peixes; fatores ambientais como fungos, animais, pólen e ácaros; irritantes cutâneos como sabão, solventes, detergentes, lã, suor e amaciantes de tecido; infecções virais e bacterianas e fatores emocionais. Alguns critérios menores podem proporcionar o aparecimento da doença como histórico familiar, positividade aos testes cutâneos, dermografismo branco ou dor na região lombar.

Sintomas da Dermatite

Os sintomas da Dermatite são intensa coceira e lesões como vermelhidão, inchaço, secreção na pele, ressecamento, manchas brancas, crostas e descamação. As lesões são mais frequentes nos punhos, parte posterior das pernas e anterior dos braços. A coceira se manifesta constantemente durante todas as fases da dermatite atópica. Durante a infância as lesões são agudas. Na fase pré-puberal, as lesões são subagudas, principalmente nos cotovelos, joelhos, mãos, pés e pescoço. Na fase adulta, as lesões são crônicas com surtos agudos em vários locais do corpo.

Cura da Dermatite

Ainda não foi descoberto um recurso para a cura definitiva, portanto o tratamento consiste no controle da afecção e redução dos sintomas, até que haja uma possível involução espontânea da dermatose. Não há formas de prevenir a doença, o que pode ser feito é diminuir a exposição aos fatores de risco que podem desencadear o desenvolvimento da dermatite.

Tratamento da Dermatite

O tratamento é orientado para a diminuição da sintomatologia e as reações inflamatórias, eliminando ou reduzindo os fatores que agravam o quadro do paciente. A hidratação cutânea é um dos principais pontos do tratamento. Antiinflamatórios, cremes, pomadas, anti-histamínicos por via oral podem ser utilizados para controlar a coceira e as erupções cutâneas. Também são usados para controlar o tratamento imunomoduladores e imunossupressores.


Recomendamos também:


Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *