Você está em Noticiaki > Bem Viver > Diarreia – Causas, Sintomas e Tratamento

Publicado por Emily Oliveira EM Saúde | Atualizado em: 15/02/2012 às 13h25m

Diarreia – Causas, Sintomas e Tratamento

Diarreia

A diarreia é um problema que acontece quando o volume ou o número de evacuações aumenta. Outro problema que caracteriza a diarreia é a diminuição da consistência das fezes, que ficam pastosas. Isso acontece por causa do desequilíbrio da função intestinal, de absorver e eliminar líquidos e substâncias e quando persiste por vários dias, incomoda e muito o enfermo, além de causar desnutrição muito rápida.

Diarréia

Diarréia

Causas da Diarreia

As causas da diarreia podem ser diversas. Alguns agentes podem estimular a diarreia como laxantes e outros medicamentos. Da mesma forma, algumas doenças como diabete, problemas na tireoide e virose podem causar a diarreia. Além disso, podem ocorrer inflamações que estão associadas à lesão da mucosa do intestino. Normalmente, a diarreia aguda é causada por uma infecção bacteriana, viral ou parasítica. Já a diarreia crônica tem suas causas relacionadas a problemas, irritações e inflamações no intestino. Desordens no intestino e reações a medicamentos são uma das causas mais comuns. Os medicamentos que mais causam diarreias são antibióticos, antiácidos, remédios para câncer e pressão.

Sintomas da Diarreia

A diarreia se apresenta como
Normalmente a diarreia vem acompanhada de cólicas, dores abdominais, aspecto de estômago cheio, necessidade de ir ao banheiro com urgência e náuseas. Os sintomas da diarreia também podem ser febre e sangue nas fezes. A diarreia pode ser considerada grave quando o indivíduo tiver febre superior a 38ºC, diarreia por mais de 48 horas, desidratação e diarreia com sangue. Idosos e imunossuprimidos devem ter mais cuidados quando surgirem os sintomas.

Tratamento da Diarreia

O tratamento da diarreia pode ser feito primeiramente com a reposição de líquidos para prevenir a desidratação, como soro caseiro e líquido, em geral. Em certos casos mais sérios, a hospitalização do paciente, principalmente se for idoso, pode ser necessária. Também podem ser usados antibióticos, apesar de ser um tratamento para diarreia controverso, pois muitos pacientes apresentam uma condição leve e não necessitam de antibióticos, sendo utilizado apenas em casos como infecções específicas, quando elas são comprovadas.


Recomendamos também:


Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *