Você está em Noticiaki > Bem Viver > Dislexia – Causas, Sintomas e Tratamento

Publicado por Emily Oliveira EM Saúde | Atualizado em: 07/02/2012 às 10h24m

Dislexia – Causas, Sintomas e Tratamento

Dislexia

A dislexia é uma dificuldade de aprendizagem que abrange escrita, leitura e soletração. Esse distúrbio é normalmente identificado na sala de aula e é uma das causas de reprovação escolar. A dislexia não se resulta de uma má alfabetização, desmotivação ou pouca inteligência, ela pode atingir pessoas de diferentes classes e raças, sendo elas brancas, negras, mistas, ricos ou pobres.

dislexia

dislexia

Causas da Dislexia

A causa da doença está associada à familiares que tenha problemas de dislexia ou fonológicos. O problema ocorre na alteração do gene de cromossomo 6 e linguisticamente, a dislexia afeta o módulo fonológico, refletindo no componente da linguagem e nos processamento dos sons provenientes da fala. Se uma criança apresentar um genitor disléxico possui grande chance se apresentar dislexia. O gene relacionado com a dislexia é ativo no centro da leitura do cérebro do ser humano.

Sintomas da Dislexia na pré-alfabetização

A dislexia pode se desenvolver dentro do período de um ano de vida da criança. Os sintomas são dificuldades para ler, escrever e soletrar, sendo cada uma delas em um grau diferente em cada faixa etária. Os sintomas na pré-alfabetização são: Obtenção da fala tardiamente, pronúncia errada de sílabas frequentemente, desenvolvimento lento do vocabulário, dificuldade em seguir rotina, problemas com o aprendizado de cores, números e para escrever o próprio nome, dificuldade para tarefas motoras como amarrar e abotoar, dificuldade para memorização e narrar histórias ou acontecimentos.

Sintomas da Dislexia no Ensino Fundamental

Durante o ensino fundamental, os maiores sintomas da dislexia são dificuldades com a fala, manuseamento do lápis, aprendizagem do alfabeto, separação de sequências, habilidades auditivas, diferenciação de letras do alfabeto, definição temporal como ontem, hoje e amanhã, e orientação de espaço como esquerda e direita. Além disso, a pessoa disléxica possui uma grande dificuldade em ler em público, soletrar, planejar, organizar, terminar uma tarefa em determinado tempo, compreender piadas e ditados, problemas matemáticos e geométricos. As pessoas que possuem esse distúrbio repetem sílabas e cometem a supressão de palavras.

Sintomas da Dislexia no Ensino Médio

Já o aluno do ensino médio apresenta dificuldade para aprender outros idiomas, possui leitura vagarosa e com erros, possui vocabulário pobre e dificuldade para produzir textos, entender conceitos abstratos, prestar atenção em detalhes.

Sintomas da Dislexia no Ensino Superior

Durante o ensino superior as dificuldades são planejamento, hábito de leitura, letra cursiva e questões relacionadas ao horário. Ao perceber os sintomas, a pessoa com dislexia deve ser encaminhada a um especialista ainda na infância.

Tratamento da Dislexia

O tratamento é feito conforme cada particularidade. Sendo determinado o problema, o profissional irá utilizar a linha de terapia que identificar ideal para cada caso. O tratamento é psicológico e muitas vezes leva o paciente ao módulo fonológico para aperfeiçoar a fala e a pronúncia das palavras.


Recomendamos também:


Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

3 Comentários em Dislexia – Causas, Sintomas e Tratamento

  1. gostaria de saber tudo sobre dislexia tenho o meu enteado de 9 anos que tem dislexia ,gostaria que me indicassem em lisboa um bom medico especializado em dislexia, esta com surdez tambem vamos a um ortorringo para a proxima semana, peço ajuda para saber a quem recorrer moro em sesimbra-mas posso ir a lisboa com ele. obrigada

  2. aline gama disse:

    gostei muito da materia porque acabei descobrindo que meu marido e dislexo

  3. cireide freire disse:

    achei muito interessante pois estou querendo entender o que e a dislexia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *