Você está em Noticiaki > Bem Viver > Distimia – Sintomas, Tratamento, Cura e Causas

Publicado por Emily Oliveira EM Saúde

Distimia – Sintomas, Tratamento, Cura e Causas

Distimia

A Distimia ou Depressão Crônica é um tipo de depressão que se caracteriza pela falta de divertimento ou prazer na vida, o que gera uma frequente sensação de negatividade. Os sintomas da Distimia se estendem por em média 2 anos e se diferem dos outros tipos de depressão por apresentarem sintomas mais leves. A doença não impede que o indivíduo pratique suas atividades e obrigações diariamente, mas faz com que ele não desfrute da vida completamente. As pessoas com a doença são muito desanimadas e regradas e sua duração é maior que os distúrbios mais severos de outros tipos de depressão. Se não for tratada corretamente a doença pode ser fatal.

distimia

distimia

Sintomas da Distimia

Os sintomas se baseiam na baixa auto-estima, desmotivação, desesperança constante, sentimento de negatividade, perda de prazer, desinteresse de diversas atividades, insônia ou sono constante, falta de apetite ou alimentação exagerada, isolamento, sentimento de rejeição, anti-social, irritabilidade e falta de capacidade. Além disso, o paciente pode ter pensamentos suicidas, tendência ao consumo de álcool, drogas e tabaco.

Causas da Distimia

As causas da doença são diversas, entre elas o estresse excessivo, o que apresenta o risco de se desenvolver a depressão crônica. Normalmente os profissionais que lidam com o estresse excessivo são professores, economistas, policiais, administradores de sistemas e bombeiros. A causa é o desamparo aprendido e outros transtornos de humor depressivo. O estresse excessivo também pode ser causado por pobreza, doença crônica ou desemprego. Alguns pacientes podem se predispuser à doença por fatores genéticos

Tratamento da Distimia

O tratamento da doença é realizado através de medicamentos antidepressivos. Aconselha-se que o paciente realize psicoterapia com antidepressivos apropriados ao grau da depressão. Normalmente o tratamento é feito com inibidores seletivos como serotonina, como Fluoxetina, por exemplo Prozac ou Daforin. A psicoterapia é fundamental para a recuperação do indivíduo. Durante a psicoterapia é realizada uma medida saudável para enfrentar os problemas que envolvem fatores sociais, ambientais e informativos. São feitas técnicas de relaxamento e fontes para aliviar o estresse de modo saudável.

Cura da Distimia

É importante saber que a Distimia não tem cura, por ser uma doença crônica. Em todos os casos, o paciente volta a possuir recaídas depressivas com o retorno dos sintomas. Após o tratamento, normalmente o paciente sente um vazio e costuma lamentar o tempo em que esteve doente e apresentou transtornos que prejudicaram sua vida social ou profissional. O resultado da psicoterapia está relacionada diretamente com a disposição do paciente e a experiência do profissional.


Recomendamos também:


Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Um comentário em Distimia – Sintomas, Tratamento, Cura e Causas

  1. Angela disse:

    Tem cura Sim!!!! Não existe nessa nessa vida impossível de mudar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *