Você está em Noticiaki > Bem Viver > Dor de Cabeça Crônica – Sintomas e Tratamento

Publicado por EM Saúde| Atualizado em: 07/02/2012 às 19h51m

Dor de Cabeça Crônica – Sintomas e Tratamento

Dor de Cabeça

Dores de cabeça são muito comuns e podem ser causadas por diversos fatores como estresse, tanto emocional quanto resultado de sobrecarga no trabalho, febre, doenças infecciosas, depressão e fadiga. Uma noite mal dormida é uma das maiores causas da dor de cabeça. Há também doenças genéticas, distúrbios visuais e hormonais, sintomas pré-menstruais, condições meteorológicas, alguns alimentos como nozes e chocolates e bebidas alcoólicas que podem causar as dores. As doenças mais comuns que causam dor de cabeça são: enxaqueca, cefaléia tensional e cefaléia em salvas.

dor de cabeça

dor de cabeça

Sintomas da Enxaqueca

A enxaqueca é uma doença genética em que a dor é pulsátil e lateja como se estivesse pressionando as áreas frontais e a têmpora. A dor aparece em apenas um lado da cabeça, embora muitos pacientes apresentem dor nos dois lados. A intensidade da dor pode ser moderada a severa e incapacita os pacientes para suas tarefas diárias normais. A doença se inicia leve e progressivamente e piora com atividades físicas. As dores duram por volta de 4 a 72 horas quando não tratadas e são acompanhadas por vômitos e enjôos. As pessoas com enxaqueca têm intolerância à claridade e ruídos.

Sintomas da Cefaléia Tensional

A cefaléia tensional é relacionada à contração exagerada e frequente de músculos do pescoço, ombros, couro cabeludo e face. Os sintomas da doença são pressão e dor muito forte na cabeça que ocorrem na fronte, topo e nuca. A intensidade da dor varia de leve a moderada e não impedem as atividades normais do indivíduo. Há ruídos intensos, mas alguns pacientes não se queixam desse sintoma. A dor pode durar de algumas horas para até uma semana. Alguns pacientes apresentam dores uma vez por mês, a cada 15 dias ou a cada 30 dias de modo crônico.

Sintomas da Cefaléia em Salvas

A cefaléia em salvas é o tipo de dor de cabeça mais intenso e é reconhecida por parecer facadas. Os sintomas são as dores ocorrem sempre de um lado da cabeça, em volta dos olhos, na fronte, têmpora e face. A intensidade da dor é elevada e de caráter lancinante. A doença aparece de 15 minutos a três horas por dia todos os dias ou em dias alternados. Pode ocorrer de 1 a 8 vezes por dia. A doença se associa aos olhos vermelhos e entupimento nasal.

Tratamento da Dor de Cabeça

O excesso de medicamentos analgésicos contra a dor de cabeça pode gerar um ciclo vicioso, causando dores até mesmo após o uso desses medicamentos. A dor melhora com atividades físicas e relaxamentos. Para o tratamento de todas as doenças associadas é preciso consultar um médico que irá receitar o medicamento adequado. Para as dores de cabeça causadas por estresse e cansaço, a dica é ter uma boa noite de sono e procurar se estressar menos no dia-a-dia. É preciso ficar atento caso as dores fiquem freqüentes pois pode ser uma doença grave ou até crônica como sinusite, meningite, hipertensão arterial, reumatismo, afecção do crânio ou alguma doenças nos olhos. Se a dor de cabeça permanecer por muito tempo é ideal que seja procurado um médico com urgência.

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *